CONCERTO PEDAGÓGICO “ÓPERA? OH QUE SECA”

No dia 18 de janeiro de 2024, os Agrupamentos de Escolas Diogo Cão e Morgado Mateus e as Escolas Secundárias de São Pedro e Camilo Castelo Branco receberam o espetáculo "Ópera? Oh que seca...", um projeto que se enquadra no mesmo âmbito de ação do plano nacional das artes e é em complementaridade com estes objetivos que surge.

Nas quatro sessões, realizadas com o apoio do Município, em evidência e em cena estiveram as potencialidades da arte e a sua importância na aprendizagem e no crescimento integrado e global dos alunos. “Levar a ópera às nossas escolas é exemplo do nosso investimento na igualdade de oportunidades e de acesso a diversidade de formas de aprendizagem” frisou Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador da educação.

"Ópera? Oh que seca..." é um concerto pedagógico para toda a comunidade escolar focado em aproximar o público do teatro, da ópera e das artes performativas. Em cena, quatro artistas procuram, de forma descontraída, íntima e divertida, por entre as desavenças e amores que os movem, esclarecer as potencialidades da arte e a sua importância na aprendizagem e no crescimento. No final, nada melhor do que uma conversa conjunta com palhaços que cantam, abrindo caminho à reflexão sobre o caminho de cada um, a aversão ao desconhecido e o talento que pode estar escondido em cada um de nós.

AUTOCARRO ITINERANTE CREACTIVITY VISITADO POR CERCA DE 350 ALUNOS VILA-REALENSES

Vila Real recebeu, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2024, o autocarro itinerante Creactivity, da Fundação “La Caixa”, por onde passaram cerca de 350 alunos do primeiro e segundo ciclos, ensino secundário e ensino profissional.

Nas várias atividades realizadas, sob orientação de um monitor, os alunos desenvolveram atividades de investigação, desafios concretos, pensaram em soluções para esses desafios, improvisaram e trabalharam em grupo.

O Creativity, através de um contexto inovador de aprendizagem inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de San Francisco, propõe aos participantes encontrar soluções originais para problemas simples, incentiva as crianças a serem criativas e aprenderem com os erros, potenciando a inovação através da experimentação e o pensamento crítico e criativo.

Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador da educação da autarquia vila-realense, acompanhou duas das sessões deste interessante projeto concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças, onde assistiu a algumas das atividades desenvolvidas e testemunhou o entusiasmo e curiosidade dos alunos perante os desafios que lhes foram apresentados.

MUNICÍPIO DE VILA REAL CONVIDADO PARA PROJETO-PILOTO FITESCOLA® COMUNIDADE ATIVA

O Município de Vila Real foi convidado pela Direção de Serviços Regional do Norte, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DSRN-DGEstE) para fazer parte de um Projeto-Piloto, no âmbito do Desporto Escolar, intitulado "FITescola® Comunidade Ativa".

A coordenação deste projeto que envolverá, para além de Vila Real, mais dois municípios na região Norte, terá por base os serviços municipais de educação e desporto e as escolas. O objetivo desta iniciativa é promover as condições necessárias para a realização de ações de formação para docentes da comunidade de coordenação da atividade física nas escolas, no âmbito das áreas de intervenção do programa a desenvolver, nomeadamente, estratégia, planeamento e gestão de projeto e implementação de protocolo de avaliação do FITescola®.

Para Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador com os pelouros da Educação, Desporto e Juventude, "este projeto garantirá uma população jovem mais ativa e mais saudável através da prática de atividade física e desportiva, criando uma base de praticantes desportivos mais ampla, o que potenciará uma maior e melhor elite de desportistas, fomentando também a inclusão de alunos com necessidades especiais. Ao mesmo tempo proporcionará maior identidade e sentimento de pertença à instituição, à comunidade e ao território, permitindo o desenvolvimento de uma cidadania ativa. Este projeto proporciona desejáveis parcerias entre sistemas, dado que a generalização da aplicação do FITescola®, desde o 1º ciclo da Educação Básica ao Ensino Secundário, permitirá, implicitamente, obter indicadores de saúde e monitorizar os níveis de aptidão e atividade física da população jovem, entre os 6 e os 18 anos de idade”.

CURSO DE NADADORES SALVADORES EM VILA REAL

O Município de Vila Real e a Associação de Nadadores Salvadores Os Delfins promovem, entre os dias 28 de março e 2 de maio de 2024, um Curso de Nadadores Salvadores. Este curso, que será ministrado em horário pós-laboral, entre as 19h00 e as 23h30, possui uma componente teórica, a decorrer no auditório do Pavilhão dos Desportos, e uma componente prática que irá decorrer nas piscinas municipais e na pista de atletismo de Constantim, num total global de 150 horas.
O Nadador Salvador é a pessoa habilitada, certificada e reconhecida pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a quem compete informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância ou local onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância. Através do Curso de Nadador Salvador (CNS), os participantes serão capazes de identificar e utilizar diferentes equipamentos de salvamento aquático, manusear sistemas de comunicação, utilizar técnicas de salvamento aquático em água salgada e doce por meio de recursos hídricos específicos em qualquer campo aquático, e técnicas de simulação de acidentes em operações preventivas, cooperando com o ISN e agentes responsáveis pela aplicação da lei ou outras entidades que lidam com incidentes no meio aquático.
Os Delfins - Escola de Formação, são uma entidade formadora, certificada pela DGERT e pelo ISN, na sequência da Lei nº 68/2014 de 29 de agosto.
Todos os interessados poderão inscrever-se ou obter informações através da ANS "Os Delfins" em www.ans-delfins.com, ou através do correio eletrónico geral@ans-delfins.

PROJETO “ONDE ANDAS COM A TUA CABEÇA? VAMOS FALAR DE SAÚDE MENTAL”

O Município de Vila Real, numa parceria com a Escola Secundária de S. Pedro, está a promover, junto das turmas de 10º e 11º anos de escolaridade, daquele estabelecimento de educação e ensino, sessões sobre a saúde mental, designadamente, a gestão de ansiedade aos momentos de avaliação. Esta iniciativa surge no âmbito do projeto municipal “Onde andas com a tua cabeça? Vamos falar de saúde mental” que, desde o ano letivo 2021/2022, tem procurado favorecer a psicoeducação sobre diversos temas de saúde mental. No âmbito deste projeto o município também promoveu, na pausa letiva do Natal, uma sessão dirigida aos Assistentes Operacionais da mesma escola, onde foram abordadas as relações interpessoais em contexto de trabalho.

A diretora da Escola de S. Pedro, Rita Mendes, admitiu que enquanto diretora está extremamente preocupada com o número crescente de alunos que sofrem de ansiedade aos momentos de avaliação. Assim, como forma de prevenção e com vista a ajudar os alunos a perceber o problema e a desenvolver técnicas que permitam lidar com a ansiedade, foi estabelecida esta parceria com o município. Mara Minhava, vereadora da Ação Social e Saúde, recordou que “este projeto já tem alguns anos”, ao longo dos quais “tem acompanhado turmas de vários níveis de ensino, contribuindo para aumentar a literacia sobre saúde mental”.

O tema abordado varia consoante o ano de escolaridade, adaptando-se às necessidades identificadas pela escola. Assim, no 10.º ano o objetivo é promover o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais na Transição entre Ciclos, no 11.º ano é a Gestão Emocional: Stress e Ansiedade em Contexto de Avaliação. Estas sessões, que são promovidas em contexto de sala de aula têm como finalidade fornecer as ferramentas necessárias para a gestão do stress e da ansiedade, estando prevista a realização de três sessões por turma.

A primeira sessão tem como objetivo fornecer informação psicológica, como funciona a mente humana, perceber como é que funciona e o que é a saúde mental e, por último, avançar para o conhecimento sobre a ansiedade, como é que funciona, porque é que existe e como lidar com ela de uma forma geral. Na segunda sessão os alunos irão aprender a trabalhar a gestão emocional e a gestão de pensamentos, ou seja, adquirir competências práticas para fazer esta gestão, a terceira e última sessão tem um caráter mais livre, relacionado com o tema, ou outros temas que os alunos venham a identificar como necessários.

Salienta-se que o Projeto “Onde andas com a tua cabeça? Vamos falar de saúde mental”, deriva da experiência do Fórum de Saúde Mental e do reconhecimento da importância de, no período pós pandemia, abordar a temática da saúde mental junto da população adolescente. A meta é alargar esta iniciativa aos docentes e aos pais/encarregados de educação, de forma a capacitá-los como agentes promotores da saúde mental.

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