FESTAS DA CIDADE 2024

O Município de Vila Real apresentou o programa das Festas da Cidade 2024 que promete muita animação até ao próximo mês de setembro. Será um Verão repleto de bons motivos para aproveitar até ao último raio de sol.

“As Festas são, obviamente, ecléticas com a participação de todos e para todos, respeitando tradições e promovendo aquilo que é nosso. Do desporto à cultura, nas suas diversas formas, da educação à promoção de questões ambientais ou ao desporto, as Festas significam animação, diversão, mas também significam economia, promoção, partilha e inclusão, vivência em comunidade e muita atração turística”, frisou o Presidente Rui Santos.

Mara Minhava, Vereadora do Pelouro da Animação e Turismo, disse que “esta agenda foi preparada com muito cuidado e com muito carinho, a pensar nos vila-realenses, mas também em quem nos visita e nos nossos emigrantes que nesta altura do ano vêm visitar as suas famílias. Nesta agenda, que tem mais de 100 iniciativas, há, seguramente, atividades para todos as idades, é uma agenda diversificada, com artistas locais e com artistas nacionais, com o objetivo de mostrar o que de melhor se vai produzindo não só aqui em Vila Real, mas pelo país”.

Até ao mês de setembro estão previstas atividades para todos os gostos e públicos, de que são exemplo a Festa da Família, no dia 2 de junho, a Feira de Santo António, o São João, o São Pedro, o 53º Circuito Internacional de Vila Real e os grandes concertos com nomes sonantes como Karetus, Bárbara Bandeira, Fernando Daniel, Os Quatro e Meia, Calema, entre tantos outros eventos preparados a pensar nos vila-realenses, mas também em quem nos visita.

Consulte a agenda completa neste link.

SESSÕES DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA | PLANO DE MOBILIDADE ESCOLAR

Decorreu ontem, no auditório da Escola Secundária São Pedro, uma sessão participativa para discutir com a comunidade escolar, forças de autoridade e respetivo operador de transportes públicos, o Plano de Mobilidade Escolar de Vila Real.
Estiveram presentes direções, docentes e não docentes e encarregados de educação dos 2 Agrupamentos de Escolas, Diogo Cão e Morgado de Mateus, as Escolas Secundárias São Pedro e Camilo Castelo Branco e ainda os estabelecimentos de ensino privado com 1.º e mais ciclos de estudo, Nuclisol Jean Piaget, Colégio Moderno de São José e Colégio João Paulo II.
A abertura da Sessão esteve a cargo do Vereador do Pelouro das Acessibilidades, Mobilidade e Transportes Adriano Sousa e contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Educação e Ensino Alexandre Favaios.
Após uma breve apresentação do diagnóstico e versão preliminar do Plano, a equipa de elaboração do Plano dividiu os presentes em 4 grupos, por agrupamento e escola, e depois de uma sessão de trabalho com cerca de 1 hora foram apresentadas, por cada grupo, as ações que priorizaram e a ter em consideração na elaboração final do Plano.
De forma resumida, todos foram sensíveis à necessidade de encontrar soluções que reduzam o tráfego associado aos movimentos para os equipamentos escolares. De entre as soluções encontradas, a melhoria dos transportes públicos e a melhor comunicação da rede foi uma das temáticas destacadas, assim como a necessidade de aumentar a fiscalização junto às escolas para permitir a utilização, por exemplo, dos corredores "kiss and go" existentes em alguns arruamentos. Foi ainda unânime a solução de promover aulas de circulação em bicicleta nas escolas. Monitorizar e premiar os alunos que executassem deslocações em modos suaves (andar a pé, bicicleta e trotinete) também foi sugerida por alguns dos agrupamentos.

GALA MISS E MISTER ESCOLA 2024

Realizou-se no dia 15 de maio, no Teatro Municipal, integrada no Mês da Juventude, a Gala Miss e Mister Escola Vila Real 2024, que contou com a participação de 9 candidatas e 5 candidatos de diferentes estabelecimentos de educação e ensino. Os vencedores desta edição, que contou com a apresentação de Inês Mendonça e Carlos Peixoto, foram Francisca Lopes, do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, e Miguel Guimarães, da Escola Secundária de São Pedro.
Nesta gala desfilaram ainda dois vestidos reciclados realizados no âmbito do projeto Juventude@Eco, idealizados e executados por alunas e alunos das Escolas Secundária de S. Pedro e do Agrupamento de Escolas Diogo Cão. As propostas apresentadas, cujo tema foi "Os 50 anos do 25 de abril", evidenciaram a criatividade e originalidade dos seus autores.
A gala foi animada pelas atuações do Grupo de Bombos da Lage, atuação em simultâneo com a Classe de Ginástica do Ginásio Clube de Vila Real, que resultou numa simbiose perfeita entre som e acrobacias, o CACI do Instituto Jean Piaget, com um número espetacular protagonizado pelos seus utentes portadores de dificuldades motoras e intelectuais, a Pt Academy, que já nos habituou a desempenhos e performances brilhantes, sendo esta um exemplo cabal das suas dinâmicas, a escola de música "Music's Cool" que apresentou diferentes interpretações musicais e por fim o Dance Studio de Mirandela com uma incrível atuação que transportou o público, via rádio, ao dia 25 de Abril de 1974.
Alexandre Favaios, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Juventude, felicitou todos os candidatos e agradeceu a todos os que contribuíram para o sucesso desta Gala, nomeadamente os estabelecimentos comerciais que apoiaram a realização da mesma e os grupos que abrilhantaram a noite com as suas magníficas atuações.
A Gala Miss e Mister Escola 2024 contou com o apoio da loja Cristina Naf-Naf, loja Cardoso da Saudade e Cabeleireiro Visual M e S de Sónia Teixeira. Sendo um evento de cariz solidário, o valor da bilheteira reverterá a favor do Centro CACI do Instituto Jean Piaget.

SEMANA DO PLANETA 2024

Para assinalar o Dia Mundial do Planeta, que se celebra anualmente a 22 de abril, o Município de Vila Real promoveu, em parceria com a Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, quatro dias de atividades inteiramente ligadas à sustentabilidade da casa-mãe, o Planeta Terra, com o intuito de cumprir mais um passo para a obtenção da Primeira Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, para aquela instituição.

Foram quatro dias de atividades, entre 22 e 26 de abril, onde a comunidade Escolar da Escola MJA foi convidada a refletir sobre vários temas, desde os resíduos às hortas biológicas.

No dia 22 de abril, a equipa da Divisão do Ambiente do Município de Vila Real orientou uma sessão de debate e formação dedicada aos resíduos sólidos urbanos com especial enfoque no papel de cada pessoa para o desempenho ambiental do concelho e para o alcance das ambiciosas metas da Agenda 2030, na redução necessária de produção de resíduos, mas também na urgência da retirada de materiais valorizáveis que estão erradamente a ser conduzidos para aterros, devido à não separação na origem. Foram demonstradas as possibilidades de encaminhamento correto de todo o tipo de resíduos em Vila Real.

No dia 23 de abril, a cargo do corpo docente daquela Escola, foram realizadas atividades dedicadas ao tema das Energias, sublinhando as possibilidades de desempenho através das energias limpas e quais as suas tipologias, mas também na prevenção dos consumos excessivos. No dia 24 de abril, dia dedicado ao tema da ÁGUA e em parceria com a empresa Águas do Norte, foram feitas visitas virtuais à Eta e à ETAR demonstrando o ciclo urbano da água e promovendo ações mitigadoras do impacto do consumo e descarte da água no nosso quotidiano. Para terminar a semana, no dia 26 de abril, em contacto com a terra, a Equipa do Centro de Ciência ajudou à instalação de um canteiro de plantas aromáticas, cedendo as plantas e algumas placas identificativas que foram colocadas em pequenos canteiros construídos e decorados pela comunidade escolar, reutilizando pneus de automóveis em fim de vida . Os/as estudantes fizeram ainda uma pesquisa sobre as potencialidades das plantas aromáticas e os seus benefícios para a saúde e para a biodiversidade, criando códigos QR para que qualquer pessoa que ali passe possa aceder a essa informação.

Foi uma semana intensa e que só foi possível com o inesgotável empenho da Professora Graciete Valente, responsável pela implementação do projeto Eco-Escolas da MJA mas também com a dedicação dos Trabalhadores/as do Município de Vila Real e com entusiasmo e energia do Eng.º Rui Pedro da Empresa Aguas do Norte.

Por uma Vila Real + sustentável, Rumo a mais uma Bandeira Verde!

PROFESSOR RUI PEDRO FERNANDES FINALISTA DO GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL 2024

Realizou-se na Câmara Municipal, no dia 14 de maio, a pedido da Associação Mentes Empreendedoras, prontamente acolhido por todos os envolvidos, uma cerimónia de reconhecimento ao professor Rui Pedro Fernandes, docente de matemática na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, finalista do Global Teacher Prize Portugal 2024.
Tratou-se de um ato simbólico de reconhecimento público que envolveu a entidade promotora do prémio, alunos, colegas de profissão, encarregados de educação, direção da escola e município de Vila Real. O vencedor será conhecido no dia 17 de maio mas, independentemente do resultado, para todos aqueles que conhecem e convivem com o professor Rui ele é já um vencedor.
“Foi com grande alegria e entusiasmo que recebemos a notícia de que o professor Rui era um dos finalistas do Global Teacher Prize Portugal 2024”, disse o Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, Alexandre Favaios, acrescentando que “ser professor para mim, ser professor para vós e, certamente, de uma forma muito vincada, para o Professor Rui, é uma mui nobre profissão.” Alexandre Favaios sublinhou ainda que “o professor Rui encerra nele muitas características que o fazem chegar de uma forma muito próxima aos seus alunos, aos seus colegas, aos encarregados de educação, à direção da escola, diria a toda a comunidade com quem ele trabalha. Deixemos que ele nos continue a inspirar, não só pelo seu trabalho mas, principalmente, pela forma de estar na vida”.
Salienta-se que na presente edição foram validadas pelos auditores 116 candidaturas, das 121 apresentadas, provenientes de 17 distritos do Continente e Ilhas. Destas foram selecionadas 10, de entre as quais sairá o vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2024.

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