Executivo Municipal reúne pela primeira vez fora do edifício dos Paços do Concelho

23 abril 2014, 12:00 am

guiaes1 guiaes1 guiaes1 guiaes1

Guiães inaugura ciclo de reuniões públicas descentralizadas

No dia 21 de abril, no edifício da antiga escola primária de Guiães, teve lugar a primeira reunião do executivo municipal fora dos Paços do Concelho.
A descentralização das reuniões públicas da Câmara Municipal, um compromisso assumido com as populações pelo atual executivo, começa assim a ser cumprido. Tal como afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, "quisemos começar precisamente aqui, em Guiães, na freguesia mais pequena e uma das mais distantes do centro do concelho. Este é um sinal que vos queremos dar e a todos os vila-realenses que vivem fora da cidade, de que são igualmente importantes para nós e que a todos daremos a mesma atenção e respeito".
Esta medida descentralizadora permitirá criar uma maior proximidade entre os órgãos decisores e os munícipes, chegar mais perto das populações, e sentir as suas reais necessidades. Depois de Guiães, todas as freguesias do concelho de Vila Real receberão a visita do Executivo Municipal.
Aproveitando a presença em Guiães, para além de um conjunto de assuntos de interesse para o concelho, foram aprovados na reunião do executivo três apoios específicos para esta freguesia:
- O financiamento da conclusão das obras da Capela de Nossa Senhora do Loreto, monumento histórico classificado como de interesse público desde 1960;
- O lançamento do concurso para as obras de pavimentação de mais de 1.500,00 m2, da Rua da Igreja até ao Terreiro, uma das principais vias de Guiães;
- A cedência da Escola de Guiães à Associação "Guiães em Movimento", uma associação que desde 2009 presta Serviço de Apoio Domiciliário nesta freguesia, para além de outras valências sociais.
Após a reunião do executivo municipal, o Presidente da Câmara e os representantes da Associação Guiães em Movimento assinaram de imediato o protocolo de cedência do edifício.
De assinalar ainda a presença em bom número de cidadãos da freguesia nesta reunião, sinónimo do acolhimento positivo que a iniciativa da Câmara Municipal recolheu.

Classifique este item
(0 votos)