De 20 a 23 de novembro, o Município de Vila Real marcou presença na Xantar - Feira Internacional de Turismo Gastronómico de Ourense, um certame que une o Norte de Portugal e a Galiza, atraindo, ano após ano, milhares de visitantes ao recinto da Expourense. Durante estes dias, o espaço transforma-se num grande centro de restauração, constituindo uma oportunidade única para despertar o interesse turístico dos muitos participantes.
Vila Real, cidade geminada com Ourense desde 1983, teve o seu dia oficial a 21 de novembro, com a presença da Vereadora da Animação e Turismo, da Confraria do Covilhete e da Olaria Preta de Bisalhães.
Nesse mesmo dia, a gastronomia vila-realense esteve em destaque em dois momentos de showcooking conduzidos pelo chefe Fábio Bernandino, que apresentou várias propostas culinárias com alguns dos principais ex-libris de Vila Real: a Carne Maronesa DOP, os Covilhetes, os vinhos premium da Adega de Vila Real e as Cristas de Galo. Estes momentos aproveitaram o palco privilegiado da Xantar para divulgar o que distingue o concelho e reforçar a sua identidade territorial.
No discurso oficial, a Vereadora da Animação e Turismo, Mara Minhava, sublinhou a relevância da participação nestes eventos para “afirmar Vila Real como destino turístico diferenciado”, destacando “as Corridas de Vila Real, a gastronomia identitária e o vasto património natural, cultural e arquitetónico”. Referiu ainda “o Museu de Arqueologia Industrial – Central do Biel, os percursos naturais do Corgo, a arquitetura barroca da Capela Nova e do Palácio de Mateus, bem como os percursos pedestres certificados que atravessam os vales mais profundos dos socalcos do Alto Douro Vinhateiro”, entre muitos outros elementos que tornam Vila Real um destino turístico apelativo.
A vereadora salientou também que Vila Real se encontra num eixo geográfico estratégico entre o litoral e o interior, beneficiando de excelentes vias de comunicação, de uma universidade com dimensão internacional, de um aeródromo renovado e de um rico património imaterial por descobrir.
