“A AVENIDA DA MONTANHA”- Belém Lima
O projeto de requalificação da Avenida Carvalho Araújo, em Vila Real, passou à 2.ª fase do European Union Prize for Contemporary Architecture / Mies van der Rohe Awards 2026, um dos mais prestigiados prémios europeus de arquitetura contemporânea.
Da autoria do arquiteto António Belém Lima, esta intervenção, em equipa com a NRV-Norvia, o arquitecto paisagista Frederico Meireles e Iluminação de Ramos Fernandes- Bega/Lledo — concluída em 2021 — transformou a principal artéria de Vila Real num espaço mais humano, acessível e sustentável, conciliando património e modernidade. Com um investimento de cerca de 2 milhões de euros, financiado maioritariamente por fundos europeus (PEDU), o projeto priorizou a mobilidade pedonal, a inclusão e a valorização do espaço público.
Entre as suas características destacam-se a criação de zonas de estadia e convívio, a valorização de cenários históricos como o frente-a-frente do Palácio dos Marqueses de Vila Real com o Convento de São Domingos, e a aposta em materiais sustentáveis e vegetação autóctone, reforçando o equilíbrio entre tradição e inovação.
A nomeação para os EU Mies Awards reconhece a qualidade técnica, social e ambiental deste projeto e representa um importante marco para Vila Real e para a arquitetura portuguesa.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, “esta distinção honra Vila Real e valida uma visão de cidade voltada para as pessoas, a sustentabilidade e o futuro.”
Esta conquista coloca Vila Real no mapa europeu da arquitetura contemporânea, evidenciando o papel do município na promoção de espaços públicos inclusivos, resilientes e inspiradores.
Fotografia por Fernando Guerra
