92º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE VILA REAL À CONDIÇÃO DE CIDADE

DiaCidade1Vila Real assinalou, no dia 20 de julho de 2017, a passagem do 92º aniversário da elevação a cidade. O despique de bandas, no Jardim da Carreia, com a participação da Banda de Música de Nogueira e da Banda de Música de Mateus marcou, como já é tradição, o início da programação do Dia da Cidade.
A sessão pública solene, no dia 20 de julho, voltou a ser o ponto alto das comemorações, com a atribuição de distinções honoríficas a Cidadãos, Empresas, Instituições, que de alguma forma foram credores desse gesto de reconhecimento por parte da Autarquia. Nesta cerimónia foram ainda entregues diplomas aos funcionários e colaboradores do Município com 10, 20, 30 e 40 anos de serviço, bem como as medalhas municipais de mérito juvenil e os prémios da segunda edição do concurso Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Destaque ainda para a participação do jovem Clarinetista António Lopes, do Conservatório Regional de Música de Vila Real, que abriu a sessão solene, e do Coro de Câmara D’Ouro que atuou no final da mesma.
À cerimónia seguiu-se, na Praça do Município, a saudação à cidade pelas coletividades e associações concelhias. O programa comemorativo encerra no dia 22 de julho com o Encontro de Grupos de Bombos e Gigantones do concelho que irão, certamente, trazer muita animação às ruas da cidade e ao centro histórico.
Recorde-se que foi Nicolau Mesquita, Governador Civil do Distrito de Vila Real, o autor da proposta que elevou Vila Real a cidade, um processo desencadeado em 1923 e que culminou a 20 de julho de 1925.

Learn More.