Realizou-se no passado dia 15 de dezembro, na Câmara Municipal, a cerimónia de entrega dos apoios concedidos pelo Município no âmbito da quarta edição do Programa Linha F (Freguesia). Nesta edição foram distinguidos 17 projetos, selecionados pelo júri do concurso, entre as 18 candidaturas apresentadas, provenientes de 17 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.
O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, procedeu à entrega dos prémios pecuniários, no valor de 500 euros por projeto, manifestando a sua satisfação pela elevada adesão ao programa e pela qualidade das propostas apresentadas. Segundo o autarca, os projetos apoiados representam uma mais-valia para as freguesias envolvidas e para os jovens que nelas residem, contribuindo para o dinamismo local e para a participação juvenil.
Na ocasião, Alexandre Favaios deixou ainda uma palavra de incentivo aos jovens do concelho, apelando a uma participação ainda mais alargada na próxima edição do programa, com o objetivo de abranger a totalidade das freguesias. Recordou, para o efeito, que o período de apresentação de candidaturas para a edição seguinte decorre até 30 de junho de 2026.
O Programa Linha F, desenvolvido em estreita articulação com as Juntas de Freguesia, tem como principal objetivo promover a equidade no acesso às oportunidades entre os jovens dos meios rurais e urbanos. A iniciativa visa incentivar o debate, a participação cívica e a apresentação de propostas e projetos ajustados às expectativas, necessidades e potencialidades específicas de cada freguesia.
Podem candidatar-se ao Programa jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, bem como associações juvenis e grupos informais de jovens, residentes nas 20 freguesias do concelho de Vila Real. As propostas e projetos são submetidos a votação em cada Junta de Freguesia, podendo ser apresentados individualmente, por grupos informais ou por associações juvenis.
