Decorreu no Espaço Juventude, no dia 7 de janeiro, a sessão de apresentação dos projetos candidatos ao programa municipal Jovem Autarca que, neste primeiro ano de implementação, contou com a participação de cinco estudantes Vila-realenses. Nesta sessão os candidatos tiveram a oportunidade de darem a conhecer as propostas apresentadas no âmbito deste programa municipal que visa estimular a participação cívica dos jovens.
Depois de várias sessões de esclarecimento promovidas pelo Município, em outubro passado, com o intuito de explicar aos jovens em que é que consiste e despertar o interesse e a curiosidade para este programa, foram agora divulgados todos os projetos, assim como anunciado o vencedor desta primeira edição.
A candidatura selecionada foi apresentada por Bruno Espírito Santo, aluno da Escola Camilo Castelo Branco, que será o primeiro jovem a desempenhar o importante papel de porta-voz dos seus pares ao acompanhar o Presidente do Município de Vila Real durante um dia de governação. Trata-se de uma oportunidade única que permitirá a este jovem perceber um pouco da dinâmica da tomada de decisões, assim como, da responsabilidade que é ter nas mãos a definição de prioridades e estratégicas que podem afetar de forma direta ou indireta a vida das pessoas.
O manifesto apresentado pelo jovem Bruno Espírito Santo dividiu-se em duas áreas- Educação e Social. Na área da educação propôs a criação de um programa de estágios ocupacionais de verão, para jovens entre os 16 e os 18 anos; o desenvolvimento de parcerias entre escolas, universidades, empresas e municípios para criarem clubes temáticos, a funcionarem dentro das escolas, em horário extra curricular; e a criação de clubes desportivos nas escolas. Na área Social propôs a implementação de programas de apoio aos mais carenciados; a criação de incentivos para a construção de mais hotéis que permitam a realização de eventos de grande dimensão; e a dinamização do Centro Histórico.
Recorde-se que o programa Jovem Autarca do Município de Vila Real pretende sensibilizar os jovens para as questões do poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos, estreitando a ligação entre a Autarquia e os jovens. Desta forma, reforçam-se os mecanismos que permitem adequar as políticas municipais às reais necessidades da juventude.
Podem candidatar-se jovens com idades entre os 15 e os 18 anos, que frequentem o ensino secundário ou ensino profissional no concelho de Vila Real, através da apresentação de um projeto individual, em forma de “Manifesto”, onde sejam explanados, entre outros, os motivos da candidatura e as principais intervenções a realizar a favor dos jovens com vista à sua execução.
MUNICÍPIO DE VILA REAL DEU A CONHECER OS MANIFESTOS APRESENTADOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA MUNICIPAL JOVEM AUTARCA
Notícias
Acessos: 2710