Mais emprego, mais habitação, mais coesão: Câmara Municipal aprova investimento histórico para Vila Real, em 2026

Mais emprego, mais habitação, mais coesão: Câmara Municipal aprova investimento histórico para Vila Real, em 2026

Decorreu hoje, 17 de dezembro, a reunião da Câmara Municipal de Vila Real em que foram aprovados o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2026, no valor global de 128 milhões de euros, o mais elevado alguma vez apresentado pelo Município, representando um crescimento de 23% face ao orçamento inicial de 2025. 

O maior aumento na receita regista-se no agregado de Fundos Comunitários, com um valor de 15,6 milhões de euros, sendo acompanhado na despesa com o aumento dos investimentos, que atingem os 17,7 milhões de euros. Assim, 58,2% do orçamento aprovado representa investimentos estruturantes para o futuro do concelho.

A aprovação destes documentos confirma a consistência da estratégia definida pelo Executivo Municipal. O Orçamento para 2026 projeta Vila Real num novo ciclo de ambição e confiança, num contexto económico internacional exigente, marcado por incertezas e por desafios acrescidos na gestão pública.

Também no âmbito da fiscalidade, este orçamento reflete as medidas previstas no Pacote Fiscal, das quais se destacam: a descida da percentagem da participação no IRS, que passa de 4,75% para 4,5% e a isenção do pagamento de IMI durante 5 anos, aos jovens até aos 35 anos, na aquisição da 1ª Habitação até 250 000 €.

A solidez das contas municipais permite encarar 2026 com segurança e esperança. O próximo anos ficará marcado por um conjunto alargado de projetos estratégicos, entre os quais se destacam a elaboração do Plano Estratégico “Vila Real 2028-2032”, a implementação do Orçamento Participativo Municipal e o lançamento de novos programas municipais nas áreas da Educação, Habitação, Desporto e Ação Social, como o Prémio de Superação Escolar, a Bolsa de Mérito, a requalificação do Complexo do Monte da Forca, a Renda J, o programa A Minha Casa, a criação dos Balcões SNS24 nas freguesias, o início do projeto “Mais Verde, Resiliente e Digital” na Zona Industrial de Constantim, a requalificação de várias escolas, nomeadamente a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, num investimento de 35 milhões de euros, a concretização do Parque Ecológico de Tourinhas, a construção de mais um parque de estacionamento gratuito no Bairro dos Ferreiros, a construção do Museu do Barro Preto de Bisalhães.

O ano de 2026 será igualmente marcado pela continuidade de projetos estruturantes em diversas áreas, nomeadamente a continuação das obras do Novo Complexo de Piscinas de Codessais, a aquisição de 180 habitações na Quinta do Centenário, a conclusão da Zona Empresarial de Constantim – Polo II, o arranque da Ecovia Vila Real – Santa Marta de Penaguião – Peso da Régua, a conclusão do Pavilhão Fausto Carvalhais, e a execução de múltiplos projetos financiados pelo NORTE 2030, nas áreas da educação, cultura, mobilidade, eficiência energética, regeneração urbana e desporto.

O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, sublinha que este é um Orçamento que “olha para o futuro com confiança, coloca as pessoas no centro das decisões e cria as condições necessárias para um concelho mais justo, mais competitivo e mais sustentável”, acrescentando que “Vila Real está preparada para aproveitar as oportunidades dos próximos anos, reforçando a qualidade de vida dos seus cidadãos e afirmando-se como um território de inovação, coesão e progresso”.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026 representam, assim, um compromisso claro com o desenvolvimento do concelho, com a valorização das pessoas e com a construção de um futuro mais próspero e inclusivo para Vila Real.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.