Para iniciar o novo ano, o projeto “Espaços pela Inclusão” desenvolveu diversas iniciativas no espaço Bairros da Bila – O Meu Bairro é Top, no Bairro da Araucária, com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental da comunidade.
As aulas de pilates têm permitido melhorar a mobilidade e a consciência corporal dos participantes. Para além destas sessões semanais, o projeto dinamizou também workshops de maquilhagem, com foco na autoestima e na expressão pessoal. Realizou-se ainda uma conversa sobre menopausa, com o intuito de promover a literacia em saúde e criar um espaço seguro de partilha e esclarecimento.
Para a vereadora da Ação Social e Igualdade, Mara Minhava, “estas atividades mostram como a informação, o cuidado com o corpo e a partilha de experiências empoderam não só cada pessoa, mas também a comunidade. São uma forma de criar redes de apoio que ajudam as pessoas a fazer escolhas mais conscientes e a viver de forma mais saudável e ativa”.
Promovido pelo Município de Vila Real e cofinanciado pela União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030, o projeto visa promover a inclusão ativa dos habitantes dos Bairros da Araucária e da Telheira, através de ações nas áreas da cultura, empregabilidade, bem-estar e coesão social.
