No dia 25 de janeiro foi inaugurada a Casa-Museu Padre José Afonso Moreira, em Fortunho, no concelho de Vila Real. Este novo espaço museológico, criado pela família por ocasião do centenário do seu nascimento, evoca a vida missionária do Padre José Afonso Moreira, Missionário Espiritano em Angola, país onde perdeu a vida de forma trágica. O espaço acolhe duas exposições: “Uma Vida de Missão – Padre José Afonso Moreira, Espiritano” e “Caminhos da Vida (Armando Afonso Moreira)”.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, marcou presença no ato inaugural da Casa-Museu Padre José Afonso Moreira, onde deixou uma palavra de reconhecimento à família pelo legado preservado e pela generosidade de o partilhar com a comunidade, sublinhando a importância da memória, da missão e dos valores humanos que este espaço perpetua.
O autarca sublinhou ainda a relevância do trabalho desenvolvido pelo padre espiritano, na sua ação missionária junto dos oprimidos e desfavorecidos, bem como em locais de difícil acesso, exigindo grande sacrifício e dedicação por parte daqueles que, como o Padre José Afonso Moreira, escolheram, de forma altruísta, este modo de vida. Também ao Dr. Armando Moreira foi dirigida uma palavra de reconhecimento pelo seu percurso profissional e cívico, bem como pelo contributo prestado para a construção do espaço coletivo que é Vila Real.
