Desenvolvida no âmbito do Projeto de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, a exposição itinerante "Um Uivo pela Sobrevivência", da responsabilidade do Grupo Lobo, está patente no edifício da Agência de Ecologia Urbana de 19 de janeiro a 13 de fevereiro.
Composta por doze painéis, esta exposição aborda a temática do lobo e a sua conservação e ainda as formas de minimizar o conflito com o homem, tendo como exemplo a utilização de cães de gado.
Uma das causas fundamentais de extinção do lobo (Canis Lupus) é a perseguição que lhes é movida pelo Homem. Poucos animais inspiram simultaneamente tanto receio e tanto respeito como o lobo. Mas o que se sabe realmente sobre este animal e do modo como o Homem o vê?
O Grupo Lobo dá a conhecer, através desta exposição itinerante, o verdadeiro lobo, procurando responder a estas questões, informando, sensibilizando e alertando para a problemática da conservação do lobo, e simultaneamente para a necessidade de compreender a importância da biodiversidade em geral.
O lobo em Portugal tem um passado, ainda está presente e merece um futuro." Por estar tão presente na memória das serras do concelho de Vila Real, cuja função era proteger o aglomerado à passagem deste animal – detestado por pastores e aldeões e temido no imaginário infantil – queremos mostrar o outro lado deste canídeo. A exposição será acompanhada de atividades para crianças e adultos.
EXPOSIÇÃO | LOBO, “UM UIVO PELA SOBREVIVÊNCIA”
Notícias
Acessos: 3950