Realizou-se no dia 10 de fevereiro, na Câmara Municipal, a cerimónia de entrega dos primeiros apoios concedidos pelo Município, no âmbito da iniciativa Programa Linha F, um novo programa de apoio à juventude vila-realense, através do qual a autarquia pretende estimular o associativismo juvenil em todas as freguesias do concelho de Vila Real, promovendo iniciativas que possam chegar a todos os jovens.
Nesta primeira edição do Programa Linha F (Freguesia) estiveram representadas as Freguesias de Abaças, Lordelo, Mateus, Parada de Cunhos, Torgueda, Vila Marim e Vila Real, e as Uniões das Freguesias de Borbela/Lamas de Ôlo, Constantim/Vale de Nogueiras, Moucós e Lamares, Nogueira e Ermida, Pena, Quintã e Vila Cova e S. Tomé Castelo/Justes sendo de salientar que em algumas delas foi apresentado mais do que um projeto a concurso. Alexandre Favaios, Vice-Presidente e Vereador da Juventude, que entregou pessoalmente o prémio pecuniário a cada um dos projetos vencedores, no valor de 500 euros, mostrou-se bastante satisfeito com a adesão a este novo programa municipal, assim como, com as propostas apresentadas que irão ser, certamente, uma mais-valia para as freguesias e para os jovens que nelas residem. O Vereador deu ainda uma palavra de incentivo a todos os jovens para que a edição do corrente ano possa ser ainda melhor, chegando à totalidade das freguesias do concelho, uma vez que o período para apresentação de candidaturas é mais alargado.
Recorde-se que o objetivo primordial do programa Linha F, implementado em estreita articulação com as Juntas de Freguesia, é garantir uma maior equidade no acesso às oportunidades entre os jovens dos meios rurais e os jovens dos meios urbanos, promovendo o debate que conduza à apresentação de propostas e projetos que vão ao encontro das suas expectativas, anseios e necessidades, pois cada freguesia tem as suas especificidades e as suas potencialidades.
Podem candidatar-se ao Programa jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, e associações juvenis/grupos informais de jovens, residentes numa das 20 freguesias do concelho de Vila Real, através da apresentação de propostas e/ou projetos que serão votados em cada Junta de Freguesia, podendo estas ser apresentadas individualmente, por um grupo informal de jovens ou por Associações Juvenis.
ENTREGUES OS PRIMEIROS APOIOS CONCEDIDOS PELO PROGRAMA LINHA F
Notícias
Acessos: 1502