O Conselho de Ministros aprovou a criação do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal e do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de Lisboa e Vale do Tejo.
No primeiro caso, são agregados 4 sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento (Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Águas do Douro e Paiva e Simdouro) e é feita a fusão de 4 entidades gestoras, constituindo-se a sociedade Águas do Norte, S.A., que ficará sediada em Vila Real.
No segundo caso, é constituída a sociedade Águas do Centro Litoral, S.A., que agrega 3 sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento e faz a fusão de 3 entidades gestoras.
Por último, é criada a sociedade Águas de Lisboa e Vale do Tejo, S.A., que resulta da agregação de 8 sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento e da fusão de 8 entidades gestoras.
Estes três processos de reestruturação permitem assegurar maior equidade territorial e coesão social, diminuindo a disparidade tarifária resultante das especificidades dos diferentes sistemas e regiões do país, aumentar a eficiência dos sistemas de águas e águas residuais urbanas com redução dos custos associados, garantir a disponibilidade dos meios financeiros para o investimento em infraestruturas e garantir a sustentabilidade económico-financeira das entidades gestoras com rigor e transparência na fixação das tarifas.
EMPRESA DE ÁGUAS EM ALTA QUE AGREGARÁ TODO O NORTE FICARÁ SEDIADA EM VILA REAL
Notícias
Acessos: 5495