O Município de Vila Real vai comemorar, a 24 de Outubro, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Municipal para a Igualdade, instituído em 2014 por deliberação do Executivo Municipal. A data será assinalada com a estreia do espetáculo “Rosas de Sangue”, pela Urze Teatro, ao abrigo do protocolo existente entre aquela companhia de teatro e a Câmara Municipal.
Trata-se de um espetáculo que aborda o tema da violência doméstica e que resultou do Projeto Violência? Não, obrigado!, promovido pela autarquia e executado pela Urze Teatro junto das escolas do 3º CEB, Ensino Secundário e Profissional do Concelho de Vila Real.
Considerando o sucesso alcançado no ano transato, o Projeto Violência? Não, obrigado! volta, no corrente ano letivo, às escolas para continuar a sensibilizar alunos, professores e a comunidade escolar em geral, contra todas as formas de violência e para a necessidade de se construir uma sociedade que tenha por base os pilares da Igualdade.
A estreia para o público em geral será nos dias 22 (quinta-feira) e 23 (sexta-feira) às 21H30 no Teatro de Vila Real. Nos dias 21 (quarta-feira) às 10H30 e 14H30; 22 (quinta-feira) e 23 (sexta-feira) às 14H30 decorrerão as sessões para as escolas, particularmente para aquelas onde o Projeto Violência? Não, obrigado! está a ser novamente desenvolvido, estando já confirmada a presença de cerca de 450 alunos.
“ROSAS DE SANGUE”, Urze Teatro
Trata-se de um documentário teatral ficcionado que conta a história de mulheres vítimas de violência doméstica e pretende servir de alerta à sociedade. Sendo o Teatro uma forma de entretenimento é, também, um instrumento forte de alerta social. Falar sobre a violência e retratá-la num espetáculo ao vivo poderá ser um contributo para que se mudem mentalidades.
DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE
Notícias
Acessos: 4202