Atendendo às necessidades verificadas nas salas onde funciona o prolongamento de horário dos jardins-de-infância da rede pública, o executivo municipal promoveu a aquisição de materiais lúdico-didáticos, de forma a reequipar estas valências, o que não acontecia desde 2010. Representando um investimento de cerca de 4.500 euros, procura-se desta forma continuar a senda de investimento efetuado ao nível da educação, afirmada como uma prioridade pelo atual executivo municipal.
De acordo com o Protocolo celebrado entre o Ministério de Educação e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, é competência das Autarquias assegurar, sempre que seja solicitado pelas respetivas famílias, um período antes (Acolhimento) e após (Prolongamento) das atividades educativas, e que agora são designadas como Atividades de Animação e de Apoio à Família, nos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar.
O serviço de prolongamento de horário, integrado nas atividades de animação e de apoio à família (AAAF), desenvolve-se em 17 dos 26 jardins-de-infância do concelho de Vila Real, abrangendo 340 crianças. Neste serviço são desenvolvidas atividades de animação socioeducativa, para as quais é necessária a existência de material lúdico-didático, que proporcione e favoreça experiências diversificadas, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso de cada criança.
AUTARQUIA CONTINUA A APOSTAR NA EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE
Notícias
Acessos: 4241