PARTICIPANTES DO TORNEIO INTER-FREGUESIAS PREMIADOS COM IDA AO DRAGÃO

No dia 16 de novembro, no âmbito do XXVII Torneio Inter-freguesias de Futsal — realizado entre 1 e 13 de setembro — os participantes viajaram até ao Estádio do Dragão para assistir ao jogo Portugal–Arménia, a contar para a qualificação do Campeonato do Mundo de 2026.

Os jovens atletas e a restante comitiva tiveram a oportunidade de ver a Seleção Nacional ao vivo e de vibrar com o ambiente fantástico vivido antes e durante a partida, que terminou com uma vitória expressiva por 9–1, carimbando assim a presença no Mundial 2026. Apesar da chuva, destacou-se a boa disposição, a animação e o convívio que marcaram toda a viagem.

Promovido pelo Município de Vila Real, através da Divisão de Educação, Desporto e Juventude, o XXVII Torneio InterFreguesias de Futsal contou com a participação das freguesias de Arroios, Folhadela, Lordelo, Mateus, Mondrões, Parada de Cunhos, Torgueda, Vila Marim, Vila Real,  União das Freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã, União das Freguesias de Borbela e Lamas de Olo, União das Freguesias de Constantim e Vale de Nogueiras, União das Freguesias de Mouçós e Lamares e Freguesia de Vila Real, envolvendo 130 crianças e 26 adultos/responsáveis.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios agradeceu “a todos os que fazem deste torneio anual um momento de partilha, amizade e saudável competição. É com enorme satisfação que vemos este evento crescer, ano após ano, culminando numa experiência única que o Município tem o prazer de oferecer. A todos os participantes, o nosso sincero reconhecimento.”

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL E GRUPO “O MEU BAIRRO É TOP” CELEBRAM O DIA DE S. MARTINHO NO LAR HOTEL DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

No dia 11 de novembro, o grupo musical “O Meu Bairro é Top”, que nasce do programa municipal com o mesmo nome, levou música e partilha aos seniores do Lar Hotel da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, aproveitando a celebração do Dia de S. Martinho para concretizar esta iniciativa especial. A tarde foi marcada por alegria, afetos e tradição, unindo diferentes gerações através da música.

O grupo “O Meu Bairro é Top”, que se reúne semanalmente no espaço Bairros da Bila, no Bairro da Araucária, é composto por utentes do projeto e tem vindo a afirmar-se como um exemplo inspirador de participação cívica e envolvimento social. Acompanhados pelo dinamismo do seu mentor, Tiago Quinteira, os participantes utilizam a música como forma de expressão, inclusão e convivência, fortalecendo os laços comunitários e o sentimento de pertença.

Os utentes, a direção e a equipa técnica do Lar acolheram calorosamente esta visita, transformando o momento numa autêntica celebração de partilha e solidariedade.

A Vereadora Mara Minhava destacou “a relevância de iniciativas que promovem o convívio intergeracional e que utilizam a música como instrumento de inclusão e de aproximação entre as pessoas”, sublinhando ainda que “ações como esta refletem o verdadeiro espírito comunitário e reforçam os valores de solidariedade e partilha, tão importantes quer para os utentes do Lar, quer para os elementos do projeto musical, habilmente ensaiados pelo Tiago Quinteira.”

A Câmara Municipal de Vila Real agradece à direção e à equipa técnica do Lar Hotel da Santa Casa da Misericórdia pela forma afetuosa e colaborativa com que acolheram esta iniciativa, que se traduziu numa tarde de emoções, sorrisos e canções, reafirmando o espírito humano e solidário que caracteriza Vila Real.

REQUALIFICAÇÃO DOS PONTOS DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS | FASE III

O Município de Vila Real deu início, esta semana, à substituição de contentores castanhos destinados aos Resíduos Orgânicos Alimentares, dando continuidade ao processo de melhoria dos pontos de deposição e recolha de resíduos.  A Fase I centrou-se em alguns pontos de recolha subterrâneos e a Fase II na substituição do parque de contentores destinados aos resíduos indiferenciados, não valorizáveis, ou seja, aqueles que seguem para aterro. 

Os novos contentores castanhos pretendem ser mais funcionais, sendo mais baixos e de menor capacidade e com um sistema de deposição mais limitativo, com o intuito de reduzir a contaminação por parte de quem ainda não compreendeu a urgência em tod@s abraçarmos esta missão coletiva em prol da sustentabilidade do nosso território, do nosso país e da nossa civilização. 

Apelamos a tod@s @s produtor@s de resíduos que façam um uso consciente do parque de contentores existente em todo o concelho, evitando colocar resíduos no seu exterior e encaminhando os resíduos valorizáveis, por tipologia, para os Ecopontos azul, amarelo, verde, castanho e para os oleões. Nestes novos contentores castanhos, devem ser colocados apenas resíduos alimentares, guardanapos, saquetas de chá e borras de café.

Junt@s faremos de Vila Real + Sustentável

Para mais informações e qualquer esclarecimento:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 259 308 172

VILA REAL MARCOU PRESENÇA NO DIA DAS BANDEIRAS VERDES 2025

O Município de Vila Real marcou presença na cerimónia do Dia das Bandeiras Verdes – GALARDÃO 25, que decorreu a 23 de outubro, no Multiusos de Paredes. A iniciativa, promovida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), distinguiu escolas e municípios que se destacam pelo compromisso com a educação para o desenvolvimento sustentável.

Foram dez os estabelecimentos de ensino vila-realenses homenageados com a Bandeira Eco-Escolas, símbolo do trabalho contínuo em prol da sustentabilidade:
EB1/JI das Árvores · EB1/JI n.º 2 (BSVP) · EB1/JI n.º 3 (Corgo) · EB1/JI de Prado/Ferreiros · JI de Pousada · Escola Secundária Camilo Castelo Branco · Escola Secundária de S. Pedro · Nuclisol_Jean Piaget · Colégio Moderno de S. José · Colégio João Paulo II.

O Município de Vila Real foi igualmente distinguido com o prémio “Município Parceiro Eco-Escolas 2025”, atribuído pela ABAAE, em reconhecimento pelo apoio e colaboração na implementação do programa durante o ano letivo 2024/2025.

Durante a cerimónia, foram ainda entregues os prémios do desafio “Hortas Bio nas Eco-Escolas”. O JI/EB1 de Prado/Ferreiros foi distinguido na categoria “Hortas Grandes”, enquanto aEscola Secundária Camilo Castelo Branco conquistou cinco prémios, destacando-se nas iniciativas “A Biodiversidade na Minha Escola”, “O Ar Que Eu Respiro”, “Jogar – O Jogo do AR”, “Jogo do Verdão – Geração Verdão” e com uma Menção Honrosa no “Jogo da Dieta Mediterrânica”, integrado no projeto “Alimentação Saudável e Sustentável”.

O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, manifestou a sua satisfação com a continuidade deste reconhecimento, afirmando:

“É com muito orgulho que continuamos, ano após ano, a caminhar, lado a lado, com as nossas escolas por um futuro mais sustentável através da implementação do programa Eco-Escolas.”

Esta distinção reforça o papel de Vila Real como um concelho comprometido com a educação ambiental, a cidadania ativa e a construção de um futuro mais verde.

AVENIDA CARVALHO ARAÚJO NOMEADA PARA OS EU MIES AWARDS 2026 

 “A AVENIDA DA MONTANHA”- Belém Lima

O projeto de requalificação da Avenida Carvalho Araújo, em Vila Real, passou à 2.ª fase do European Union Prize for Contemporary Architecture / Mies van der Rohe Awards 2026, um dos mais prestigiados prémios europeus de arquitetura contemporânea.

Da autoria do arquiteto António Belém Lima, esta intervenção, em equipa com a NRV-Norvia, o arquitecto paisagista Frederico Meireles e Iluminação de Ramos Fernandes- Bega/Lledo — concluída em 2021 — transformou a principal artéria de Vila Real num espaço mais humano, acessível e sustentável, conciliando património e modernidade. Com um investimento de cerca de 2 milhões de euros, financiado maioritariamente por fundos europeus (PEDU), o projeto priorizou a mobilidade pedonal, a inclusão e a valorização do espaço público.

Entre as suas características destacam-se a criação de zonas de estadia e convívio, a valorização de cenários históricos como o frente-a-frente do Palácio dos Marqueses de Vila Real com o Convento de São Domingos, e a aposta em materiais sustentáveis e vegetação autóctone, reforçando o equilíbrio entre tradição e inovação. 

A nomeação para os EU Mies Awards reconhece a qualidade técnica, social e ambiental deste projeto e representa um importante marco para Vila Real e para a arquitetura portuguesa.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, “esta distinção honra Vila Real e valida uma visão de cidade voltada para as pessoas, a sustentabilidade e o futuro.” 

Esta conquista coloca Vila Real no mapa europeu da arquitetura contemporânea, evidenciando o papel do município na promoção de espaços públicos inclusivos, resilientes e inspiradores.

 

Fotografia por Fernando Guerra

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.