.

ARU CH

A área de reabilitação urbana do Centro Histórico de Vila Real, foi definida com vista à valorização, reabilitação e proteção especial de zonas patrimonialmente relevantes, mais social e economicamente deprimidas e com especial potencial de reabilitação urbana.
A ARU do Centro Histórico abrange a zona central da cidade, desde o Largo do Pioledo / Mercado Municipal, a norte, até ao cemitério de S. Dinis, na Vila Velha, a sul. Inclui também o Bairro dos Ferreiros, toda a zona da Meia Laranja, da antiga Estação de Caminhos-de-ferro, a Adega Cooperativa de Vila Real, até à Av. Da Universidade.
Nesta nova configuração da ARU, com cerca de 55,67 hectares, para além do património, equipamentos e, valores arquitetónicos, encontram-se também diversos equipamentos e espaços relevantes, nomeadamente o Mercado Municipal, o Colégio da Boavista, o Arquivo Municipal, a antiga Estação de Caminhos-de-Ferro (C.F.), o miradouro da Meia Laranja, que nalguns casos ocupam edifícios com valor patrimonial, a que se podem juntar outros edifícios de natureza civil com mais elevado valor histórico e cultural.

AVISO | CERTIDÃO | DOCUMENTO DE DELIMITAÇÃO | PUBLICAÇÃO EM DR

REDELIMITAÇÃO DA ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA