4º Encontro de Fotografia e Cinegrafia de Natureza

6 dezembro 2016, 12:40 pm
Ler 1144 vezes

IV EFCN Programa A fotografia e a cinegrafia como instrumentos na promoção da biodiversidade e do conhecimento científico.

Vila Real realiza, pelo 4º ano consecutivo, o Encontro de Fotografia e Cinegrafia de Natureza, um evento que marca de forma indelével o panorama nacional. Um encontro que tem merecido o reconhecimento por parte de profissionais e do público em geral, reforçando desta forma o papel de Vila Real na divulgação da biodiversidade e trazendo para o centro do debate a importância desempenhada pela fotografia e cinematografia para aquele desiderato.
A edição de 2016 conta com um leque de profissionais com um longo currículo nacional e internacional. Este ano, a Comissão Organizadora selecionou um grupo de oradores que tem desenvolvido um trabalho que liga a fotografia ao conhecimento de natureza científica, procurando assim mostrar o valor da fotografia para os avanços na ciência e na identificação. Como é evidente, não deixamos de lado o relevante papel da fotografia e da cinematografia na promoção da biodiversidade, sobretudo direcionados para a sensibilização da sociedade para a necessidade urgente de preservar esse património biológico, que continua a sofrer perdas consideráveis um pouco por todo o mundo.
Conhecer as técnicas e ferramentas ao dispor dos profissionais e a partilha de saberes é outro momento de grande afirmação do Encontro. Nesta 4ª edição essa componente informativa e formativa também estará presente em cada uma das palestras dos oradores.
Um outro momento de grande significado para o Encontro é a apresentação do documentário “Reino Maravilhoso – Por Terras do Alvão e do Marão”, no dia 16 de dezembro. Produzido pela Câmara Municipal de Vila Real e realizado por Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, este documentário será também abordado pelos realizadores no dia 17 de dezembro, com a apresentação do making of. Vamos poder recordar o documentário e ouvir o testemunho dos realizadores do documentário, que se assume como uma peça de destaque na promoção da biodiversidade do nosso território.
O fim-de-semana terá o seu epílogo com a apresentação do abrigo fotográfico do Observatório da Biodiversidade. Será uma oportunidade para conhecer esse novo espaço especializado, que será disponibilizado ao público, após as remodelações recentemente introduzidas.

Classifique este item
(4 votos)