AUTARCAS E POPULAÇÃO REIVINDICAM OBRAS EM ESTRADAS DANIFICADAS EM VILA REAL

O Executivo Municipal realizou, no dia 30 de junho, mais uma reunião descentralizada, desta vez na freguesia de Torgueda. Desta reunião saiu uma posição que uniu os autarcas, Presidente de Câmara e Presidente de Junta de Freguesia e a população no sentido de se reivindicar a realização urgente das obras nas estradas da freguesia que há anos estão danificadas devido à construção da Autoestrada do Marão.
No decorrer da reunião, o Executivo Municipal e o presidente da Junta de Freguesia visitaram a estrada municipal 1241 (ligação Tuizendes-Arnadelo), onde puderam verificar o estado de degradação da mesma, na sequência das obras da autoestrada que vai ligar a Amarante, pelo Túnel do Marão.
O autarca vila-realense falou numa "situação de caos", uma vez que aquela via é a única de acesso a algumas localidades, pelo que afeta a vida das pessoas que por ali têm que circular diariamente. Este não é caso único no concelho já que outras estradas municipais se encontram em situação idêntica devido à passagem de viaturas que trabalhavam para a autoestrada que na altura estava concessionada à Autoestrada do Marão.

A autarquia pondera mesmo, de acordo com declarações do Vereador Adriano Sousa "avançar para os tribunais" se nada for feito. O autarca salientou, ainda, que a Câmara de Vila Real já diligenciou junto da EP para que a estrada fique dotada de condições mínimas e lembrou que foram entregues dossiers sobre o assunto ao Ministro da Economia e Obras Pública e ao Secretário de Estado dos Transportes.
O Presidente do Município, Rui Santos, quer também aproveitar a próxima visita do Primeiro-Ministro a Vila Real, nas próximas semanas, para o alertar para esta situação.
Aguarda-se, entretanto, o reinício das obras, anunciado para este verão pelo Secretário de Estado das Obras Públicas.