.

ORU CH

Na ARU do Centro Histórico de Vila Real, será implementada uma Operação de Reabilitação do tipo Sistemática, uma vez que visa, de forma integrada, a estruturação concreta das intervenções a efetuar no interior da ARU do Centro Histórico, dirigindo-se as mesmas à realidade do edificado e à qualificação dos infraestruturas das atividades económicas, dos equipamentos e das espaços verdes e urbanos de utilização coletiva, com os objetivos de requalificar e revitalizar o tecido urbano.

A ORU foi aprovada através de instrumento próprio que, para além de identificar o tipo de operação, contém o presente Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

- Qualificar e Dignificar

- Animar e Dinamizar

- Equipar e Atrair

- Viver e Conviver

- Conectar e Comunicar

Um dos pilares da ORU reside na comunicação local, pelo que se propõe a implementação de um programa integrada que permita: valorizar a participação das comunidades locais; facultar à população um conjunto de ações de apoio social integradas, que garanta um suporte efetivo à população, e apostar em ações que promovam a coesão social e que resultem no reforço da identidade e no incremento do sentimento de pertença ao lugar.

PROJETO ORU-CH

1 - RELATÓRIO PERU