Biodiversidade de Vila Real

workshop_ac 3º Workshop de Fotografia

O Município de Vila Real organiza a 3ª sessão do workshop de fotografia dedicada ao tema da biodiversidade. Num ciclo de 4 sessões, chega a vez do fotógrafo Armando Caldas, cujo tema serão as aves, os répteis e os anfíbios, que se assumem como os protagonistas e alvo da atenção das lentes nos 2 dias da sessão. Para além das técnicas para fotografar esses animais, a oficina vai também abordar a componente da edição e gestão de arquivo de imagens.
A oficina decorrerá nos dias 17 e 18 maio, no Auditório da Agência de Ecologia Urbana, no Bairro dos Ferreiros.


Com um vasto trabalho nessa área, que se inicia em 1983 com o trabalho “Notas sobre a captura de aves marinhas na Póvoa de Varzim”, Armando Caldas tem construído uma sólida carreira na temática da biodiversidade, reconhecido a nível nacional e internacional.
Desde 2008 iniciou um registo da biodiversidade de Portugal, que permitiu a criação de um arquivo muito extenso de imagens publicadas na Internet (site flickr) e que conta com mais de 730 mil visitas. O seu espólio tem sido a base para inúmeras publicações, inclusive científicas, sendo de salientar o NATURDATA, e a European Butterflies and Moths. As suas imagens são igualmente utilizadas por instituições científicas e em bases de dados para os trabalhos de cartografia das espécies em Portugal. Participou também em várias conferências sobre fotografia e biodiversidade, assumindo-se como um dos expoentes nacionais nessa matéria.