Forum Biodiversidade - Inscrições

Ficha de Inscrição on-line

Ficha de Inscrição PDF

Programa em PDF

forum bio prog  Fórum da Biodiversidade: que Estratégias para o Futuro ?

Teatro de Vila Real | 21 e 22 de março de 2013

Ao longo dos tempos, tem vindo a assistir-se a uma perda constante da biodiversidade. Essa perda e a redução significativa de áreas naturais coloca graves problemas na manutenção da riqueza biológica e patrimonial dos territórios, um processo que em muitos casos se torna irreversível e que pode pôr em causa o funcionamento de todo o sistema terrestre, gerando uma instabilidade com consequências imprevisíveis.  A manutenção da biodiversidade deve ser uma prioridade conciliando a riqueza natural per si mas não esquecendo o seu papel  no desenvolvimento regional e rural, nas suas múltiplas abordagens.

Neste contexto, os parceiros do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real vão organizar, nos próximos dias 21 e 22 de março, o "Fórum da Biodiversidade: que estratégias para o futuro?”, encontro que reunirá em Vila Real especialistas nacionais e internacionais e que visa fornecer um contributo significativo para a proteção da biodiversidade a nível nacional e global. Neste fórum serão divulgados os resultados das ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade em Vila Real, que permitirão perceber o papel decisivo deste município na conservação da biodiversidade.

 


Objetivos

Os principais objetivos deste fórum são o de dar a conhecer os resultados obtidos no decorrer dos referidos projetos assim como o de fomentar o relacionamento entre as instituições com responsabilidades e preocupações neste domínio, visando fornecer um contributo significativo para a proteção da biodiversidade e a prossecução das metas europeias, de parar a perda de biodiversidade a nível local, nacional, regional e global. A iniciativa permite partilhar experiências nacionais e analisar boas práticas internacionais e materializa-se num processo que implica a adesão a um conjunto de princípios a que se segue a adoção de uma metodologia que visa a progressiva integração da biodiversidade na gestão das instituições e das empresas nos seus vários determinantes.

 

Destinatários

Autarquias | Instituições de ensino superior | Instituições públicas e privadas de conservação da natureza e da biodiversidade | Empresas públicas e privadas com políticas de responsabilidade e de sustentabilidade Público em geral

 

Parceiros

Câmara Municipal de Vila Real Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) | Parque Natural do Alvão | Associação Parques Com Vida | Centro de Conservação das Borboletas de Portugal (TAGIS) QUERCUS