Dia Mundial da Terra

  dia terra dia terra dia terra dia terra

Para comemorar o Dia Mundial da Terra o Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real esteve na companhia dos alunos do jardim de Infância de Ponte a plantar Gerações de Biodiversidade no Parque Corgo. As crianças plantaram árvores autóctones no parque da cidade e contaram com a presença do Senhor Vereador do Pelouro do Ambiente Eng.º Miguel Esteves.
Encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas do concelho, no âmbito da Educação Ambiental/EDS, foi o mote para a construção de uma estratégia de plantar gerações de biodiversidade no Parque Corgo da Cidade de Vila Real, onde o município pretende que os alunos/alunas das escola e jardim-de-infância estejam presentes ao longo da vida através de gestos como a plantação de árvores autóctones, uma vez que se faz a georreferenciação de cada planta/aluno no parque que se localiza no coração da cidade.

O objetivo desta nova estratégia de educação ambiental é conduzir à sustentabilidade e encontrar novos caminhos de relação com os sistemas vivos, que não comprometam a sustentação da vida sobre a terra; procuramos promover cidadania ambiental com a participação ativa das populações, não só implementação de medidas amigas do ambiente lançando sementes duma cultura de reconciliação do homem consigo mesmo e com a corrente de vida da qual emergiu e paz, onde o amor pela Terra e pelos diferentes organismos. O desenvolvimento da sensibilidade dos jovens para com o mundo vivo decorre da ligação ao mundo natural e sua valorização, sendo a base fundamental do desenvolvimento do ser humano.