Férias Desportivas com a Biodiversidade 2013 animam jovens do Concelho

ferias bio ferias bio ferias bio ferias bio

O primeiro turno do Campo de Férias Desportivas com a Biodiversidade 2013 do Município de Vila Real já abraçou o bom tempo que se tem feito sentir! "Rogas dos Rios do Corgo" e "Quilling da Bicharada" são as novidades deste ano que animaram os mais pequenos que se inscreveram nas ações de sensibilização ambiental, dedicadas à divulgação das espécies emblemáticas de fauna e flora do Concelho de Vila Real, para além de atividades como os Percursos Pedestres Biodiversos e a Caça ao Tesouro da Biodiversidade de Vila Real. Estas ações têm como objetivo principal desenvolver o respeito e o gosto pela natureza, assim como, proporcionar aos jovens um programa com atividades divertidas, seguras e orientadas por profissionais qualificados e experientes. Caracterizam-se pelas suas vertentes educativa, formativa, pedagógica, lúdica, inclusiva, social, inovadora, diversificada, multidisciplinar, apostando na qualidade. Proporcionam não só aventura e recreação, como experiências de aprendizagem e desenvolvimento a todos os níveis.


Nos últimos anos, Vila Real tem vindo a trilhar um novo caminho pela biodiversidade com a implementação do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real e na abordagem educativa para a cidadania, ao fazer uma aposta clara e decisiva na valorização do ambiente e do desenvolvimento sustentável.
A conceção do programa de atividades das Férias Desportivas com a Biodiversidade assenta em linhas programáticas orientadoras, nomeadamente:
1. Didáticas – atividades que se destinam à aprendizagem de temas como ecologia, ambiente, energias alternativas, cultura, etc.
2. Inclusivas – atividades cujo objetivo seja o desenvolvimento de competências numa dinâmica de grupo, de aceitação e respeito pelas diferenças, sejam elas de personalidade, raciais, religiosas, físicas, geográficas ou outras.
3. Artísticas e artesanais – atividades cujo objetivo seja desenvolverem o gosto, as capacidades e as competências dos participantes relativamente às artes e aos trabalhos manuais.
4. Formativas – atividades que contribuem para a formação e o fortalecimento de aspetos da personalidade direcionados para o desenvolvimento de cidadania ambiental.
6. Desportivas – atividades destinadas à aprendizagem e prática de modalidades desportivas e desenvolvimento motor.
7. Recreativas – atividades cujo objetivo é divertir os participantes, fomentar o relacionamento participante/participante e participante/monitor, criar um ambiente alegre, descontraído e cooperativo.