Dia Mundial da Terra comemorado pela primeira vez em Vila Real

23 abril 2014, 12:00 am

dia-terra

Biodiversidade e defesa do planeta em destaque nesse dia
A Câmara Municipal de Vila Real, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas/Parque Natural do Alvão e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, vão comemorar, no próximo dia 22 de abril, o Dia Mundial da Terra. A data consta do calendário internacional das comemorações desde 1970 e deve-se a uma iniciativa do falecido senador norte-americano Gaylord Nelson, que lançou o movimento comemorativo em resultado da catástrofe provocada pelo petroleiro Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Vila Real assinala pela primeira vez o Dia da Terra, reconhecido pela ONU desde 2009. O mote primordial das comemorações incidem nas iniciativas de sensibilização desenvolvidas no âmbito do Programa da Biodiversidade de Vila Real e pretendem sensibilizar os cidadãos, nomeadamente os mais jovens, para a necessidade de preservar os ecossistemas e espécies e o seu papel para a regulação de toda a vida no Planeta. As questões ligadas às agressões ambientais e a sua influência na degradação dos habitats são as principais mensagens do dia.

A celebração do Dia Mundial da Terra conta com a adesão de mais de 500 alunos do concelho, que aderiram às atividades previstas para o dia. O programa decorre no Parque Corgo e no Teatro de Vila Real e conta com a presença do músico Filipe Pinto, que apresenta o espetáculo "O Planeta Limpo", dedicado ao tema. O programa completo para esse dia é o seguinte:

Programa das Comemorações do dia Planeta Terra
Local: Teatro de Vila Real / Parque Corgo
9:00 – 10:00 horas: Receção das escolas do concelho no relvado superior do Parque Corgo junto ao Teatro de Vila Real, onde serão instaladas bancas com informação das espécies emblemáticas. Dinamização a cargo do ICNF – Parque Natural do Alvão.
10: 00 - 10:15 horas: Sessão abertura das Comemorações do dia do Planeta Terra. Intervenção do Vereador do Ambiente, Eng. Adriano Sousa, em representação do Município de Vila Real. Intervenção dos representantes do instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
10: 15 - 11:00 horas: Apresentação do projeto e do livro "O Planeta Limpo do Filipe Pinto". Atuação de Filipe Pinto, ao vivo, e sessão de autógrafos.
11:30 horas: demonstração de aplicativos de sensibilização ambiental (Chroma Key) - Curso de Comunicação e Multimédia da UTAD.
11: 30 - 12:00 horas: Assinatura do protocolo de parceria com a UTAD - Curso de Comunicação e Multimédia da UTAD.

Classifique este item
(2 votos)