Grupo de Cantares Aléu lança "Deitei os olhos ao rio"

aleu1.jpg

10 anos depois de "Pr'a cá do Marão"

“Deitei os olhos ao rio" é o título do segundo trabalho discográfico do Grupo de Cantares Aléu, que foi apresentado publicamente, no dia 8 de Fevereiro, na Fundação Comendador Manuel Correia Botelho/Conservatório Regional de Música de Vila Real.

multithumb
Image

Na cerimónia de apresentação e lançamento do novo CD, marcaram presença o Padrinho do Grupo, Comendador Manuel Correia Botelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins, e o Delegado do Inatel, Luís Arnaldo Fernandes, que teceram elogiosas palavras ao Grupo, sublinhando a importância do seu trabalho na recolha, preservação e divulgação da música tradicional transmontana e duriense e dos usos e costumes da região.

Da sessão pública constou, também, a designação de três Sócios Honorários, pelo apoio e incentivo que, desde sempre, prestaram ao Grupo, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins, o Padrinho e a Madrinha do Grupo, Comendador Manuel Correia Botelho e Manuela Almeida, respectivamente, tendo, ainda, sido reconhecidos, publicamente, A.M.Pires Cabral e o Tenente Coronel, Joaquim Sabino.

O Grupo de Cantares Aléu cantou e encantou, como já é habitual, exibindo quatro temas do seu novo trabalho, entre eles, a Marcha de Vila Real, "Loureiro, Verde Loureiro" e "Deitei os olhos ao rio", tema que emprestou o título ao CD.

Para assinalar a ocasião, o Grupo de Cantares Aléu preparou, para esta noite, uma surpresa especial, passando em revista alguns dos momentos mais marcantes da vida do Grupo, nos últimos dez anos, repletos de inúmeras deslocações e actuações além-fronteiras, em representação do Município de Vila Real, nomeadamente em Espanha, França, Alemanha, EUA, Brasil e Bósnia Herzegovina, onde não faltaram os rostos bem conhecidos de todos os "Amigos" do Grupo.

Recorde-se que o lançamento do novo trabalho discográfico do Grupo de Cantares Aléu, gravado, nos estúdios do Conservatório Regional de Música de Vila Real, com Produção de José António Neves e Pedro Mouga, contou com o apoio do Padrinho do Grupo, Comendador Manuel Correia Botelho, da Câmara Municipal de Vila Real, do Governo Civil de Vila Real, Ministério da Cultura - Delegação Regional da Cultura do Norte, da Delegação do Inatel de Vila Real e da Fundação Comendador Manuel Correia Botelho.