Assembleia Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

eixoa.jpg No próximo dia 9 de Fevereiro de 2007 o Edifício da Presidência do Município de Vila Nova de Gaia acolherá a XI Assembleia Geral Ordinária do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, na qual serão aprovadas as linhas estratégicas das actividades desta organização para os próximos anos.

O EIXO ATLÂNTICO DO NOROESTE PENINSULAR REALIZA A SUA ASSEMBLEIA GERAL

A Agenda Estratégica e as infra-estruturas serão os temas centrais a discutir pelos representantes das 18 cidades da Euro-região.

Prevê-se também a reconversão do Eixo Atlântico num Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, convertendo-se esta Associação, provavelmente, numa das primeiras AECT da Península Ibérica.

A Assembleia terá como eixo de debate a planificação estratégica e serão debatidos dois planos cruciais para o futuro da Euro-região Galiza - Norte de Portugal: A Agenda Estratégica e a Estratégia de Intermodalidade.

O Eixo Atlântico é o único sistema urbano euro-regional na Europa com dois estudos estratégicos próprios (1993 e 2004), tendo sido debatido o último no Congresso realizado em Ourense, em Março de 2005. Actualmente, as directrizes estipuladas por este estudo traduziram-se em sete ideias operativas que configuram a Agenda Estratégica. Esta é um trabalho elaborado por um grupo de especialistas coordenado pelo professor Luís Domínguez da Universidade de Vigo e integrado pelos coordenadores do Estudo Estratégico (Xosé M. Souto, Xan Bouzada e Xulio Pardellas da Universidade de Vigo e António Figueiredo da Universidade de Porto) e também por Fernando González Laxe (Catedrático da Universidade da Corunha e antigo Presidente da Junta da Galiza), Martín Prado (Professor da Escola Técnica de Arquitectura da Universidade da Corunha e antigo Director Geral de Urbanismo da Junta da Galiza), Luís Valente de Oliveira (Professor de Engenharia na Universidade de Porto, actual Vice-Presidente da AEP e antigo Ministro dos Governos presididos por Carlos Mota Pinto, Aníbal Cavaco Silva e Durão Barroso), Luís Braga da Cruz (actual Presidente do Mercado Ibérico da Electricidade e antigo Ministro de Economia do Governo presidido por António Guterres) e Arlindo Cunha (Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Porto Vivo - SRU e antigo Ministro da Agricultura e do Ambiente e do Ordenamento dos Governos de Cavaco Silve e Durão Barroso). A Agenda Estratégica está vocacionada para se converter num elemento fundamental para a coesão interna da Euro-região Galiza - Norte de Portugal no novo período de programação dos fundos europeus para 2007-2013.

No que se refere à Estratégia da Intermodalidade, esta distribui-se por quatro estudos que demonstram a especial atenção dada pelo Eixo Atlântico às infra-estruturas como base para o desenvolvimento do sistema urbano da Euro-região: o estudo de implementação de um sistema aeroportuário comum dirigido pelo Professor Abel Caballero, catedrático de Economia na Universidade de Vigo; o estudo sobre a criação de um sistema portuário comum dirigido pelo Professor de Universidade de A Corunha Fernando González Laxe; a actualização do mapa de infra-estruturas e o sistema ferroviário interior que analiça a necessidade de potenciar a rede ferroviária interna e de proximidade. Para além destas questões será abordada a análise da viabilidade da criação de um Consórcio Transfronteiriço de Transportes.

Ademais destes temas, na XI Assembleia será apresentado o orçamento anual do Eixo Atlântico do Noroeste com um total de 1.768.794 €, dos que um 86% correspondem a convenios e programas europeios.

A Assembleia contará com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras, com a Secretária de Estado dos Transportes do governo português, Ana Paula Vitorino, com a Directora Geral dos Transportes da Galiza, Mar Chao López e com o Director Geral de Urbanismo do Governo Galego, Ramón S. Lueje.

Paula Salgueiro Tilve

Gabinete de Imprensa

Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

Bolivia, 4 36203 Vigo

Teléfones: (+34) 986 480 616/ (+34) 659787576

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.