Museu de Arqueologia e Numismática

museu.jpg
Inauguração da Exposição: “Meninos Gordos: Contar uma história, através da faiança”

No próximo dia 17 de Março, pelas 16h 30m, será inaugurada a Exposição: “Meninos Gordos: Contar uma história, através da faiança”, no Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real (MANVR).
Concebida a pensar nos mais novos, esta exposição reconstitui, de forma didáctica, a viagem de dois meninos, Ana e Mateus, entre o Norte de Itália e o Norte de Portugal, ao longo de dois anos, entre 1840 e 1842. Por onde passaram, estes meninos causaram espanto e deram origem a várias peças de faiança inspiradas na sua história, pratos, canecas e paliteiros, feitas por fábricas de cerâmica nortenhas, hoje, peças raras de colecção que fixaram, para sempre, a passagem dos meninos por Portugal. Quando estiveram, em Portugal, em 1842, Mateus tinha 11 anos e Ana 9, e pesavam 201 e 129 quilos, respectivamente, motivo pelo qual viajaram pela Europa, em exibição, como atracções de feira e circo, uma prática comum, na Europa e na América, que se arrastou até meados do século XX.

Ana e Mateus são, por isso, os “Meninos Gordos” da exposição homónima, organizada pelo Instituto Português de Museus, em colaboração com as Autarquias de Barcelos e Esposende, que estará patente ao público, nos horários de funcionamento do MANVR, até ao próximo dia 11 de Maio, como resultado da colaboração entre a Câmara Municipal e a Delegação Regional da Cultura do Norte.

No mesmo dia, e integrada no acto de inauguração da Exposição, decorrerá uma conferência intitulada: “Meninos Gordos: faiança portuguesa”, pela Directora do Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Isabel Maria Fernandes, também, autora de duas obras relativas a esta história e sua relação com a faiança.