Apresentação do Fórum da Biodiversidade, da plataforma web e abertura da exposição "A Entomologia pela Pintura"

Seguindo a programação estabelecida para o Programa de Preservação da Biodiversidade, a Câmara Municipal de Vila Real e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro apresentam, dia 29 de Outubro, pelas 17.30, nos Paços do Concelho, a Plataforma da Biodiversidade, uma nova e poderosa ferramenta web dedicada à divulgação das espécies da fauna e flora de Vila Real.

A plataforma web será a principal ferramenta na concentração de toda a informação recolhida ao longo dos últimos anos sobre as espécies locais, um corolário do trabalho de monitorização no terreno realizado pela UTAD. O utilizador poderá assim saber, em muitos casos, onde se encontram determinadas espécies no território (a georreferenciação é uma das grandes novidades da plataforma), poderá recolher informações sobre biologia, habitat, estado de conservação entre outras, dispor de imagens e inclusive enviar novas informações que conheça. Um projeto pioneiro a nível nacional.

O dia fica ainda marcado pelo lançamento do "Fórum da Biodiversidade de Vila Real", um fórum de grande interesse que pretende discutir o estado da biodiversidade, com destaque para o norte de Portugal e a Galiza, partindo da experiência e resultados alcançados em Vila Real com a aplicação do Programa da Biodiversidade. O futuro da biodiversidade, os caminhos para a sua preservação, o papel social e o potencial económico da biodiversidade serão alguns dos temas e painéis presentes, que contará com um conjunto diversificado de atores e especialistas nacionais e internacionais na matéria.

A exposição "A Entomologia pela Pintura" de José Passos de Carvalho associa-se com muito agrado a este evento, dando um toque cultural ao dia. Aqui poder-se-á descobrir o entomólogo artista-pintor que dando largas à fantasia e de pincel na mão, consegue combinar de forma harmoniosa os diversos relevos microscópicos dos mais numerosos animais do planeta terra, os insectos, com as cores e a imaginação que o momento ditou. Esta exposição iniciar-se-á no átrio da CMVR, visitando seguidamente outros locais do concelho e finalmente terá um lugar à sua espera na UTAD, onde muitos colegas e amigos a aguardam.