Empreitada de reabilitação do Parque Corgo arranca este mês

pcorgo Município avança com a obra de recuperação do passivo ambiental e eliminação de disfunções no Parque Corgo

Foi assinado no início do mês de Dezembro o contrato para a execução da intervenção de reabilitação do Parque Corgo, no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, materializado pelo projeto SEIVACORGO, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON 2 – O Novo Norte-QREN).

Os trabalhos a realizar nesta empreitada destinam-se a eliminar as disfunções ambientais existentes, nomeadamente a presença de espécies exóticas infestantes, estabilização, preservação e valorização das margens ribeirinhas e a conceção de espaços lúdicos/educativos ao longo do Parque Corgo, tendo por base a temática "água". Serão utilizadas técnicas de engenharia biofísica (engenharia verde) e a filosofia de intervenção procura valorizar e reabilitar o património autóctone local.

Ao longo dos cinco meses de trabalho, está prevista a interdição de parte dos percursos que hoje são utilizados pelos vilarealenses, no estrito cumprimento das normas de segurança preconizadas para a obra. Nessa medida, apela-se à compreensão dos cidadãos para os eventuais transtornos causados, sobretudo para aqueles que utilizam o parque na sua atividade de lazer. Ainda no âmbito da intervenção, a Câmara Municipal de Vila Real organizará visitas guiadas à empreitada, com o intuito de mostrar aos cidadãos as técnicas utilizadas para a requalificação do Parque Corgo, sobretudo as ligadas à engenharia verde. Essas visitas serão anunciadas atempadamente, dando a possibilidade aos cidadãos de se inscreverem e acompanharem a intervenção. Está prevista igualmente a comunicação das possíveis alterações/interdições no percurso pedestre do Parque.