Programa ECO-ESCOLAS regressa para sensibilizar para a defesa da natureza

escolas_solidaria A Câmara Municipal de Vila Real e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) renovaram o protocolo para o desenvolvimento do Programa ECO-ESCOLAS para o ano letivo 2012/2013, dirigido ao público estudantil do concelho. A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE/FEE Portugal) é uma Organização Não-Governamental (ONG), inscrita como associação de defesa do ambiente e que visa a sensibilização e a educação ambiental.

Dentre as iniciativas promovidas por esta ONG, destacamos o programa ECO-ESCOLAS, um programa internacional que pretende estimular a realização de ações de sensibilização e educação ambiental, que decorrem ao longo do ano letivo escolar, com o desenvolvimento de projetos vocacionados para inúmeras áreas ligadas ao ambiente. Em termos práticos, a ABAE, fornece metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelas diversas escolas que participam no programa.

No âmbito deste protocolo, o Município obriga-se a apoiar as ações de implementação do programa de sensibilização em prol da defesa da natureza, biodiversidade e valorização do nosso património natural. Os resultados registados são muito positivos, ao nível dos trabalhos desenvolvidos pelas diversas escolas, traduzido, no ano transato, pelo Galardão Eco-Escolas (Bandeira Verde) a 12 escolas do concelho.