Assinada reestruturação do Protocolo da UMS entre Município e ACES Douro 1 – Marão e Douro Norte

protocolo ums Foi rubricado, no dia 5 de fevereiro, o Protocolo de reestruturação do funcionamento da Unidade Móvel de Saúde (UMS) do concelho, entre a Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, Dr. Manuel Martins e o ACES Douro 1 – Marão e Douro Norte, pelo seu Diretor Executivo, Dr. Armando Vieira.

Criada em 2007, a UMS tem prestado um inestimável serviço ao nível dos cuidados de saúde primários junto da população pelo que, volvidos seis anos desde o seu lançamento, há necessidade de atualizar e contextualizar o seu funcionamento às atuais boas práticas e recomendações técnicas.
Como objetivos fundamentais desta reestruturação do funcionamento da UMS do concelho estão, entre outros, a implementação de ações integradas de promoção da saúde e prevenção da doença na comunidade, a promoção e colaboração em diagnósticos de situação na comunidade e a execução de rastreios e ações seletivas de monitorização de saúde das populações e indivíduos.