Exposição “Biodiversidade de Vila Real: uma abordagem fotográfica”

expo bio expo bio expo bio expo bio

Foi com chave de “ouro” que se fechou o primeiro ciclo de workshops de fotografia da biodiversidade de Vila Real desenvolvidos ao longo de 2012, pelo Município de Vila Real com a inauguração da exposição “Biodiversidade de Vila Real: uma abordagem fotográfica”, a 20 de março de 2013, no Museu do Som e da Imagem, no edifício do Teatro de Vila Real, resultante do concurso de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real.
Esta iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade, pela Divisão de Planeamento e Ambiente do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento Sustentável do Município de Vila Real, a que o Museu do Som e da Imagem se associou, teve a concurso 237 fotografias, das quais uma parte significativa estão patentes na exposição e no Caderno n.º 13 do Museu do Som e da Imagem.


O concurso pretendeu estimular os participantes para a recolha de imagens fotográficas do património natural do concelho de Vila Real, com o objetivo de o divulgar junto de toda a população, constituindo assim uma ferramenta complementar de sensibilização para os valores naturais
Aberto a todos os fotógrafos interessados, amadores e profissionais, o concurso teve por base os seguintes temas: espécies da fauna (aves, mamíferos e outra fauna), espécies da flora e paisagens identificadas com o território de Vila Real. Integraram o respetivo júri Armando Caldas, Duarte Carvalho, João Cosme, João Ribeiro da Silva e Luís Quinta, num processo coordenado por Sofia Neto.
André Brito foi o vencedor da categoria Aves, juntamente com João Ferreira e João Carrola, obtendo o segundo e terceiro lugar, respetivamente. Os vencedores da categoria Mamíferos foram Pedro Silvestre, Anabela Sá e João Sequeira, obtendo o primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente. Tiago Magalhães obteve o primeiro e o segundo lugar na categoria de outra fauna e Ana Barros o terceiro lugar. Os primeiros lugares da categoria flora foram para João Carrola, António Tedim e Tiago Magalhães, respetivamente. Hugo Borges obteve os dois primeiros lugares na categoria paisagem e André Lopes o terceiro lugar. Um apreço especial a todos os participantes pelas excelentes imagens apresentadas a concurso.
Ao longo de 2013 iremos desenvolver percursos pedestres fotográficos no Concelho de Vila Real, iniciaremos o segundo ciclo de workshops ligados à fotografia, tendo como temas o Photoshop, introdução à cinegrafia, fotografia noturna e em Time Lapse, abrilhantados pelos fotógrafos profissionais Luís Quinta, Ricardo Guerreiro, João Cosme e Rui Guerra, respetivamente. As iniciativas “Rogas dos Rios” decorrerão em simultâneo, proporcionando um leque diversificado de atividades em prol da defesa do ambiente.
A equipa técnica do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real agradece a todos aqueles que se associaram a este evento e que tornaram este acontecimento possível. Continuaremos a fomentar na sociedade civil o gosto pela observação e preservação da natureza nas suas múltiplas dimensões através da criatividade artística para mostrar a riqueza do nosso património natural do Concelho de Vila Real.