Município festeja o Dia da Árvore na companhia dos alunos das escolas de Vila Real

dia arvore dia arvore dia arvore

Foi em ambiente de grande euforia que os cerca de 60 alunos da Escola Nuclisol de Vila Real, do ensino básico, estiveram na plantação de árvores como forma de assinalar o do Dia da Árvore (21 de março), no âmbito do Projeto "Construir Gerações de Cidadania no Parque Corgo" do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real. Esta ação de educação ambiental para a cidadania levou cada uma destas crianças a apadrinhar uma árvore com etiquetas identificativas do nome de cada aluno. A georreferenciação de cada uma das árvores efetua-se posteriormente, de forma a ter um registo rigoroso desse "apadrinhamento", que permita, no futuro, a inequívoca associação entre o aluno e a árvore. Em simultâneo, esse registo permitirá a consulta da base de dados das árvores, que poderá permitir o acompanhamento da sua evolução ao longo do tempo.

Em seguida, as crianças visitaram a exposição "Biodiversidade de Vila Real: uma abordagem fotográfica", patente ao público no Museu de Som e Imagem no edifício do Teatro de Vila Real, resultante do concurso de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real.


Tornar os jovens mais conscientes enquanto membros da sociedade e promover cidadania ambiental através de sensibilização direcionada para a participação ativa dos Agrupamentos de Escola, com vista à conservação do nosso vasto património natural, bem como encorajar o trabalho de excelente qualidade desenvolvido pelas escolas do concelho na componente de educação ambiental, é o objetivo maior deste programa. O trabalho educativo sobre as florestas pode contribuir para mudar o afastamento da natureza, razão pela qual o Município aposta na promoção de atividades para o contato direto com parques urbanos florestados, bosques ou florestas.
Esta ação contou com o apoio da Direção Regional Norte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.