Auditório repleto para ouvir Orquestra de Sopros CRMVR

orq sopros2 orq sopros No passado dia 10 de Abril de 2013 realizou-se, no Auditório Comendador Manuel Correia Botelho, um concerto a cargo da Orquestra de Sopros (O. S.) do Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR). Com o objectivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, a Orquestra, dirigida pelo professor Filipe Fonseca, interpretou de uma forma exemplar obras como 1st Suite e 2nd Suite de Holst, Ye Banks and Braes e O'Boonie Doon de P. Grainger, 1º e 8º andamentos da obra Alladin Suite de C. Nielsen e Pepe L'andivio de R. P. Vilaplana.

O Auditório do CRMVR tornou-se pequeno para acolher toda a comunidade que quis estar presente neste concerto. Os alunos, muitos deles estreantes nesta Orquestra, estiveram à altura do desafio lançado: proporcionar a todos os presentes uma noite recheada de bons momentos musicais.

Este agrupamento, que já vai no seu quarto ano de existência, é um projecto curricular que tem como principal objectivo preparar os alunos para o trabalho de orquestra a um nível próximo do modelo profissional. O CRMVR pretende, assim, com este tipo de dinâmica, não só dar a oportunidade aos alunos desta Instituição de aprender técnicas e comportamentos inerentes à participação numa orquestra, como também abrir portas a todos aqueles que por aqui passaram, dando, assim, possibilidade de integrarem novamente o grupo, fomentando o intercâmbio de conhecimentos.

Além dos diversos concertos que a O. S. tem realizado um pouco por todo o País, tem-se apresentado ainda em vários festivais, sendo que o Festival de Bandas Filarmonia ao mais alto nível - II ciclo, 6ª edição, foi o último em que participou. A próxima actuação da Orquestra de Sopros está agendada para dia 1 de Maio, onde irá ser responsável pela abertura do Festival MusicAlvão.

Através das suas orquestras, nomeadamente da O.S., o CRMVR tem-se afirmado, cada vez mais, como uma escola de excelência no ensino artístico especializado da música.