Semana da Juventude 2013, um lugar de reencontros

seman juv seman juv seman juv seman juv2


Foi com balanço muito positivo que terminou a 7ª Semana da Juventude, que decorreu de 8 a 15 de Abril.
Com um programa de atividades amplo e diversificado, superou as melhores expectativas da organização, com uma adesão dos nossos jovens sem paralelo. A semana arrancou com a atividade Juventude e Consumo, no hipermercado Jumbo de Vila Real, onde os jovens puderam contactar com diferentes aspetos ligados ao consumo, apoiados pelo CIAC municipal, ficaram a saber mais sobre os deveres e direitos do consumidor.
Conversas com o Psicólogo sobre "SER EU! Como a resiliência pode ajudar", foi o mote para o diálogo com os jovens, tendo em vista a resolução de problemas diários, com estratégias, de forma a superar as dificuldades e obstáculos que lhes vão surgindo ao longo do seu percurso de vida.
A semana prosseguiu com a gala da Miss e Mister Escola Vila Real 2013, com casa cheia no Grande Auditório do Teatro de Vila real, tendo sido uma noite inesquecível, para os participantes, com um espetáculo brilhante e com momentos musicais por parte da APC de Vila Real, classe de representação do Ginásio Clube de Vila Real, a academia ACROLAT'IN e, a fechar, a atuação da Tuna Académica da UTAD.


No dia 11 de Abril, a tarde foi dedicada à atividade física com o Challenge Saudável, no Pavilhão dos Desportos, com a presença das escolas do concelho, onde os alunos puderam usufruir de diversos momentos desportivos, destacando-se a Zumba.
No dia 12, pela manhã, os jovens estudantes do secundário puderam ver esclarecidas as suas dúvidas quanto ao acesso ao ensino universitário, na sessão "Fórum de Partilha - UTAD versus público escolar". Ainda no mesmo dia teve lugar, no Pavilhão dos Desportos, a VII Gala do Desporto, onde o público presente assistiu à entrega dos Bila de Ouro aos galardoados deste ano, num gesto de reconhecimento e valorização dos talentos desportivos locais, pelo mérito demonstrado na época desportiva transata, pela autarquia e associações de modalidade representadas.
A Semana da Juventude 2013 encerrou com a atividade "Os Jovens e a Leitura", no Auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que foi pequeno para o encontro com os prestigiados escritores Madalena Santos e Nuno Camarneiro, este vencedor do Prémio Leya 2012.
No decorrer da semana, os jovens vila-realenses puderam interagir com novos e habituais interlocutores, em áreas tão diversas como a literatura, a psicologia, o desporto, tempos livres, a música, entre outros.