Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

eixo atlantico Secretário de Estado do Ambiente do Governo de Portugal esteve em Vila Real para conhecer projetos em curso na área da sustentabilidade na euro-região

O Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território do governo português, Dr. João Lemos, esteve em Vila Real, no dia 21 de maio, onde foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Martins e pelo Vereador com o Pelouro do Ambiente, Miguel Esteves, tendo-se feito acompanhar de um conjunto de responsáveis das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Centro, para uma reunião com a Comissão Científica e especialistas da área do ambiente do Eixo Atlântico, organização transfronteiriça da qual o Município de Vila Real faz parte.
A visita do governante português teve como objetivo principal a análise e o debate sobre o intercâmbio de informação respeitante às estratégias em marcha em matéria de sustentabilidade desenvolvidas pelo Eixo Atlântico, quer em Portugal, quer na euro-região.


Na deslocação que efetuou à Agência de Ecologia Urbana do Eixo Atlântico, com sede em Vila Real, o Secretário de Estado ficou a conhecer os avanços do Plano de Mobilidade Sustentável que se está a adaptar aos municípios portugueses que integram esta organização, bem como foram analisados os marcos de colaboração para o próximo período de fundos europeus e para o desenvolvimento da Estratégia 2020, cujo um dos três pilares é, precisamente, a Sustentabilidade.
Foi ainda destacado, pelo Secretário de Estado, o bom exemplo de Vila Real neste campo, sobretudo pelo seu projeto de Preservação da Biodiversidade do concelho, cujas iniciativas têm merecido amplo destaque e são referência nacional pela forma como está concebido e a ser implementado.