Pela primeira vez em Portugal Município promove Workshop de Fotografia sobre Timelapse

worksop timelapse worksop timelapse2 Jovens amantes de fotografia de natureza participam em workshop inovador em Portugal, dedicado à técnica timelapse. Uma oportunidade única para aprender a tirar fotografias em sequência, que se realizou no âmbito do II Ciclo de Workshops de Fotografia e Cinegrafia da Biodiversidade de Vila Real, que o município está a levar a cabo.
O município de Vila Real volta a estar em destaque ao ser o primeiro local no país a organizar um workshop de fotografia sobre timelapse, técnica que permite tirar fotografias em sequência da passagem do tempo e realizar de seguida a produção e compilação de um filme de excelente qualidade. A nível nacional, esta foi a primeira vez que decorreu uma ação ligada à temática timelapse.

O workshop foi dirigido a jovens fotógrafos e amantes de fotografia de natureza que, durante os dois dias dedicados a esta ação, mostraram-se entusiasmados na descoberta da ferramenta timelapse, comprovando assim o sucesso obtido ao longo desta sessão, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Vila Real.
Estiveram presentes 15 fotógrafos nesta ação, orientados por Rui Guerra, um dos profissionais mais competentes na matéria. Rui Guerra é ex-atleta de alta competição, vice-campeão do mundo de fotografia subaquática e campeão do mundo na categoria ambiente com mergulhador. Nasceu em Lisboa e cedo despertou em si o gosto e ligação ao mar e daí a sua paixão e curiosidade pelo mundo subaquático. A fotografia aparece na sua vida quase que por acaso, não passando no início de "mostrar aos outros o que via debaixo de água".
Com a realização deste II Ciclo de Workshops, a autarquia "pretende apostar decisivamente na dotação dos jovens do município com conhecimentos técnicos de grande qualidade que permitam valorizar um setor ligado à biodiversidade e natureza, transmitindo uma série de conhecimentos e instrumentos através da formação de recursos em Vila Real, que é considerada o Destino da Biodiversidade", sublinha Miguel Esteves, vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara de Vila Real. Fotografar a biodiversidade da região de Vila Real ganha especial relevo num município que, devido à sua localização e condições naturais, acolhe uma invulgar variedade de espécies e habitats com interesse reconhecido.