Pintar Biodiversidade

pintar biodiversidade pintar biodiversidade pintar biodiversidade pintar biodiversidade

Colorir, colorir, colorir... a expressão mais ouvida pelas crianças que quiseram animar o Parque Corgo pintando espécies emblemáticas do concelho de Vila Real, como é o caso do mocho, dos morcegos, da gralha de bico vermelho, das joaninhas... Quem visita este parque da cidade pode apreciar as alegres pinturas que apelam à conservação deste nosso património natural.
Esta atividade inserida no âmbito no Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real (PPBVR) Projeto Rogas dos Rios teve no mês de Junho a participação ativa de 190 alunos (as) das escolas do concelho de Vila Real, nomeadamente Jardim de Infância e Escola Básica do Corgo, Jardim de Infância das Árvores, Jardim de Infância de Ferreiros e Nuclisol Jean Piaget de Vila Real. Esta sensibilização dos alunos para a expressão plástica e artística ligada ao ambiente e à biodiversidade é implementada sob mote da "Água Livre" onde é pedido à comunidade escolar que traga novas ideias e que participem numa ação de colorir pela biodiversidade as infraestruturas de saneamento que ladeiam as margens do Corgo para além de se convidar à participação em visitas ao leito dos rios de Vila Real, privilegiado e fomentado o contacto com a natureza passível de observação, percecionando os seus sons, cores, cheiros e a biodiversidade.


Face aos resultados positivos obtidos o Municipio de Vila Real pretende continuar a implementar o objetivo geral de educação dos cidadãos para a promoção do desenvolvimento sustentável da região, ou seja, capacitar todas as pessoas para a necessidade de tomarem parte nas questões que afetam o seu meio físico e cultural e consequentemente a sua qualidade de vida. O desenvolvimento de uma sociedade sustentável passa em primeiro lugar por tornar os cidadãos mais conscientes do seu papel enquanto membros de uma sociedade global e da importância da sua participação ativa a nível local, nas comunidades onde cada um se insere. O problema dos resíduos deixados pela sociedade civil é um dos temas proposto que se dê continuidade à sensibilização já iniciada com a ação Rogas dos Rios - Rede de Voluntariado Ambiental.