DOCUMENTÁRIO “A LAGOA” E PERCURSO PEDESTRE ANIMAM BIODIVERSIDADE EM VILA REAL

workshop paulobarrosEis mais um fim de semana dedicado à biodiversidade em Vila Real. Sexta-feira é apresentado um documentário sobre a evolução da paisagem e da biodiversidade da região, ao longo de 50 anos. Sábado, é a vez de mais um percurso pedestre fotográfico, que segue a "Rota das Pontes", em Lamas d'Olo e conta com orientação de João Cosme, um dos fotógrafos da Natureza mais conceituados do país. As iniciativas estão inseridas no Programa de Preservação da Biodiversidade, promovido pela Câmara Municipal de Vila Real.
"Em meados do século XX, a indústria mineira no Vale da Campeã dava emprego a mais de mil pessoas. Com a falência das Minas de Vila Cova, veio o desemprego, a emigração e a ruína progressiva do complexo mineiro. Mas ganhou vida própria uma lagoa" e todo o local envolvente transformou-se num verdadeiro tesouro de biodiversidade. É esta realidade e riqueza que surpreende no documentário "A lagoa", que será exibido no próximo dia 5 de julho, no teatro municipal de Vila Real, às 22h00. Uma ação aberta ao público e gratuita.


"A Lagoa" é uma produção da Câmara Municipal de Vila Real e do Museu do Som e da Imagem de Vila Real e tem como objetivo mostrar a importância da biodiversidade na vida humana e sensibilizar as pessoas para a preservação da fauna e da flora. São 39 minutos que retratam a evolução da paisagem e da biodiversidade de Vila Real, ao longo de 50 anos, na freguesia de Quintã e no Vale da Campeã (onde ficará instalado o futuro Observatório da Biodiversidade de Vila Real). A partir de um conjunto de depoimentos, procura-se construir a história da exploração mineira no Vale da Campeã, a sua ascensão e declínio, integrando a componente ambiental e a biodiversidade, bem como a sua evolução ao longo desse processo.

Percurso Pedestre fotográfico "Rotas das Pontes"

No dia seguinte, 6 de julho, João Cosme, um dos fotógrafos da natureza mais reconhecidos do país, é um dos orientadores do passeio pedestre fotográfico "Rota das Pontes", em Lamas d'Olo. João Cosme é fotógrafo profissional de natureza e vida selvagem, com fotografias já publicadas em inúmeras revistas nacionais e internacionais, como a National Geographic Magazine-Portugal, a Notícias Magazine, a Asferico-Italia, a Naturaleza salvage-Espanha, entre outras. Vai explicar técnicas de fotografia relacionadas com a natureza.
A iniciativa, que é aberta ao público e gratuita, tem como objetivo observar algumas espécies de morcegos, alguns deles com estatuto de proteção. Daí que, além de João Cosme, o percurso pedestre "Rota das Pontes" será acompanhado por Paulo Barros, técnico do laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), especialista em conservação de recursos faunísticos e estudos de impacto ambiental com especial incidência nos mamíferos (incluindo morcegos) e invertebrados.
O percurso pedestre inicia junto à ponte da estrada do Barreiro, seguindo por outros dois caminhos, um na nova variante e outro a montante do rio Olo, junto à aldeia de Lamas d'Olo.
O passeio realiza-se das 08h30 até às 13h30, com ponto de encontro na praça do município e transporte gratuito para todos os participantes. As inscrições devem ser feitas na página oficial da Câmara Municipal de Vila Real (http://cm-vilareal.pt/bio_diversidade/). Os participantes devem levar roupa leve, fresca e adequada a conseguirem entrar no rio (calções e sandálias/botas de borracha), já que o objetivo é ver os morcegos debaixo da ponte. Devem também levar água e um pequeno lanche.
Este é mais um circuito que o município vai integrar na rede de percursos dedicados à biodiversidade. Vila Real é um município que devido à sua localização e condições naturais, acolhe uma invulgar variedade de espécies e habitats com interesse reconhecido e tem vindo a apostar na sua afirmação como Destino da Biodiversidade em Portugal.
Esta são mais duas ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2).