O Município de Vila Real vai promover, no próximo dia 10 de outubro, no Auditório do Conservatório Regional de Música de Vila Real, entre as 9h00 e as 17h00, o III Fórum de Saúde Mental, que terá como tema “Obcecados com a patologia. Lugar para a saúde mental?”.
Através desta iniciativa o Município coloca frente a frente especialistas e cidadãos comuns que, na sequência dos temas apresentados, poderão colocar dúvidas, partilhar experiências e, desta interação, desenvolverem e reforçarem conhecimentos e competências.
O Fórum terá, na parte da manhã, duas mesas redondas, uma dedicada a questões mais direcionadas para a saúde mental na vida adulta, na qual haverá lugar para falar de depressão, de preparação de equipas para a boa morte e de dignidade nos cuidados em saúde mental. A outra mesa refletirá sobre questões relativas à infância e juventude, nomeadamente refletindo sobre o brincar, o uso de psicofármacos na infância e adolescência, e sobre como podem os pais e educadores contribuir para a saúde mental. Da parte da tarde desenvolver-se-á um workshop prático e experiencial.
As inscrições terminaram, tendo a lotação do auditório sido atingida.
PROGRAMA LIVROS PARA TODOS | ANO LETIVO 2019/2020
25 setembro 2019, 9:05 am
No presente ano letivo o Município de Vila Real, através do Programa Livros para Todos, já entregou manuais e/ou fichas de atividades a 1597 alunos, 1468 da rede pública e 200 da rede privada e cooperativa.
Recorde-se que no âmbito deste programa municipal, que começou a ser implementado no ano letivo 2014/2015, a autarquia garante, atualmente, a oferta dos livros de fichas a todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico da rede pública, privada e cooperativa, e dos manuais escolares, incluindo os de inglês do 3º e 4º anos, aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico da rede privada e cooperativa.
O Programa Livros para Todos é um projeto complementar, no âmbito da Ação Social Escolar, ao já existente e da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência e dos Municípios. É uma das medidas mais emblemáticas implementadas pelo Executivo Vila-realense no setor da educação que veio reforçar o caráter universal do direito à educação, discriminando positivamente os alunos mais carenciados e que no presente ano letivo implicará um investimento municipal que rondará os 75.000€.
VILA REAL RECEBE O CAMPEONATO DO MUNDO DE RADIO MODELISMO ESCALA 1/5
25 setembro 2019, 8:54 am
Entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro, a Pista de Radio Modelismo do Complexo Desportivo do Monte da Forca, considerada como a melhor da Europa e a segunda melhor do mundo, será o centro de todas as emoções do radio modelismo mundial, com a realização do Campeonato do Mundo de Radio Modelismo Automóvel na escala 1/5.
Ao todo, são esperados em Vila Real cerca de 90 pilotos originários de 19 países, nomeadamente Japão, Austrália, México, Venezuela, Itália, etc. Portugal terá em competição 7 pilotos, entre os quais se encontra o Vila-realense José Félix, sendo que a maior representação virá de Itália com um total de 15 pilotos inscritos.
Depois de em 2018 ter recebido o Campeonato da Europa na escala 1/10, Vila Real prepara-se agora para receber um Campeonato do Mundo na escala 1/5, que será certamente mais uma excelente oportunidade de promoção turística de Vila Real e da Região.
O sucesso da pista de Vila Real deve-se, em grande medida, ao trabalho desenvolvido pelo Clube de Modelismo de Vila Real que, como salientou o Presidente da Federação Portuguesa de Radio Modelismo, José Figueiredo, “é um dos clubes que mais provas internacionais organiza no país”. Assim, depois de se tornar uma referência a nível europeu, a Pista de Radio Modelismo de Vila Real, reconhecida pela excelência das suas instalações, será dada a conhecer ao resto do mundo.
O Município de Vila Real congratula-se e apoia a realização de mais um grande evento que colocará a capital de distrito na rota das grandes realizações desportivas a nível mundial. Vila Real tem conseguido atrair investimento e grandes eventos de nível nacional e internacional afirmando-se como um destino de grande atratividade.
Toda a população está convidada para assistir, nas bancadas da pista, às diversas provas deste campeonato do Mundo de Radio Modelismo que terá ENTRADA LIVRE.
GALA DO DESPORTO E MOSTRA DO DESPORTO E DA JUVENTUDE
24 setembro 2019, 3:48 pmNos dias 21 e 22 de setembro realizou-se, na Praça do Município, mais uma edição da Mostra do Desporto e da Juventude, uma iniciativa que visa dar visibilidade às associações juvenis e desportivas através da divulgação da atividade que desenvolvem, ao mesmo tempo que proporciona momentos de diversão inteiramente dedicados aos jovens.
Na presente edição, para além dos habituais expositores e das diversas atividades desportivas e radicais, os jovens puderam assistir a dois workshops sobre "Cuidados do Rosto e Maquilhagem", com o apoio da Flormar, e “Brunchs Saudáveis”, ministrado pelo dietista Cláudia Maranhoto, com o apoio da Grão a Grão, confeccionando tofu mexido com açafrão, uma batido de fruta e vegetais, uma salada de pêssegos com xarope de acer e uma sobremesa
A XIII Gala do Desporto Vila Real, no dia 20 de setembro, marcou o início deste fim-de-semana inteiramente dedicado ao Desporto e à Juventude. Nesta cerimónia foram reconhecidos os talentos desportivos locais que mais se destacaram nas diversas modalidades na época desportiva 2018/2019, num total de 42 agentes desportivos homenageados. O “Prémio Carreira”, sem dúvida um dos pontos altos destas galas, foi atribuído à Vila-realense Margarida Almeida, que já em julho tinha recebido a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata, atribuída pelo Município no âmbito do Dia da Cidade.
Assistiram a esta Gala, que decorrer nos claustros do Palácio Conde de Amarante (edifício do ex-Governo Civil), cerca de 300 pessoas, entre atletas e público em geral. A noite foi ainda abrilhantada pelas exibições da RasgaFanfarre Band, PT Academy, Mariana e Bruna Eiriz e com a boa disposição do Stand Up Comedy João Miranda.
SEMANA DE ACOLHIMENTO A ESTUDANTES ERASMUS
24 setembro 2019, 3:47 pmCom o início do novo ano letivo começa também mais uma International Welcome Week na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, iniciativa promovida pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da academia transmontana que, a cada semestre, promove um conjunto de atividades com vista à receção dos estudantes Erasmus, oriundos dos programas Erasmus+ e Cooperação Académica.
No âmbito da semana de acolhimento, que decorre de 16 a 20 de setembro, cerca de 100 estudantes Erasmus foram recebidos na Câmara Municipal de Vila Real, onde foi servido um Porto de Honra de boas vindas, com a degustação de algumas iguarias tradicionais, com destaque para a Crista de Galo, recentemente eleita como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
O Vereador do Pelouro da Educação e Juventude, José Maria Magalhães, desejou uma boa estadia a todos os jovens que escolheram Vila Real como destino para esta nova experiência no seu percurso académico e de vida. Nesta sessão de boas vindas marcaram igualmente presença o Vice-Reitor para a Área do Planeamento e Internacionalização, Artur Cristóvão, o Vice-Presidente da Erasmus Student Network, Pedro de Jesus, e um representante da Associação Académica da UTAD.
Esta iniciativa é fundamental para a integração destes estudantes estrangeiros provenientes de países tão díspares, uma vez que lhes dá a oportunidade de contactarem com a vida académica, social e cultural da UTAD e da cidade de Vila Real. Ao mesmo tempo propicia momentos de confraternização entre os colegas das várias nacionalidades e dá a conhecer as estruturas e pessoas que os apoiarão em diversas questões ao longo da sua estadia, da qual se espera que levem as melhores recordações.
MUNICÍPIO DE VILA REAL PROMOVEU SEMANA CULTURAL PARA ANIMADORES/VIGILANTES
24 setembro 2019, 3:45 pm
Entre os dias 3 e 6 de setembro de 2019, o Município de Vila Real promoveu a primeira Semana Cultural integrada no ano letivo 2019/20, uma iniciativa que teve como público-alvo os animadores e vigilantes que irão assegurar o Serviço de Apoio à Família nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico e pré-primário da rede pública.
Foi uma semana dinâmica e interativa ao longo da qual se desenvolveram diversas atividades e workshops de bem-estar e autoconhecimento, caminhando no sentido da descoberta interior – “Quem Olha Para Fora Sonha, Quem Olha Para Dentro Desperta! “– Carl Gustv Jung.
Esta iniciativa vem no seguimento de outras que a autarquia tem vindo a desenvolver, anualmente, com vista a garantir a qualidade do acompanhamento das crianças fora da componente letiva, nomeadamente, ações de formação dirigidas ao animadores e vigilantes, permitindo-lhes adquirir conhecimentos e competências inerentes ao desempenho das suas funções com vista a assegurem a segurança e bem-estar de cada criança que frequenta estes serviços nas escolas da rede pública.
Recorde-se que o Serviço de Apoio à Família (SAF) funciona nos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho de Vila Real, com o objetivo de garantir horários complementares adequados para o desenvolvimento das atividades de animação e de apoio à família (AAAF), na educação pré-escolar e para o desenvolvimento da componente de apoio à família (CAF), no 1º ciclo do ensino básico.
Multiplicadores Eurodesk
23 setembro 2019, 9:05 amO Município de Vila Real assinou a 21 de janeiro, no Espaço Juventude, um protocolo de cooperação com a Rede Eurodesk Portugal, representada pela Agência do Programa ERASMUS + | Juventude em Ação.
Ter acesso à informação é ter poder. A União Europeia é uma fonte infindável de oportunidades. Estas oportunidades podem ser, por exemplo: subvenções, programas, estágios, prémios e cursos, conhecê-las em tempo útil, através da disponibilização permanente e atualizada de toda a informação direcionada para a juventude, é um fator decisivo para garantir a igualdade de oportunidades, independentemente do país, região ou localidade onde os jovens residam.
Ora é precisamente essa a missão da Eurodesk Portugal, que em Vila Real prestará serviços de informação no Espaço Juventude: sensibilizar os jovens para as oportunidades de mobilidade e encorajá-los a tornarem-se cidadãos ativos. Funciona, assim, como um ponto de acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área da juventude, contando para o efeito com o apoio contínuo da Comissão Europeia através do Programa Juventude em Ação, operacionalizado pela DG Educação e Cultura.
Esta rede europeia de informação, com serviços em 35 países, reúne cerca de 1000 provedores locais de informações sobre jovens, os chamados “multiplicadores”, que são organizações regionais ou locais que trabalham com jovens, fornecendo informações aos jovens e aconselhando-os sobre oportunidades de mobilidade. Estes parceiros trabalham juntos enquanto em Rede e são apoiados pela unidade de coordenação sediada em Bruxelas.
Com a assinatura deste protocolo o Município de Vila Real passa a integrar esta rede de “multiplicadores”, tendo acesso privilegiado a toda a informação sobre oportunidades de mobilidade e políticas europeias de juventude, que fará circular pelos jovens e associações de jovens.
O Município de Vila Real dá, assim, mais um importante passo na consolidação das linhas orientadoras das políticas municipais para a juventude que, com esta adesão, a par de outras medidas de alcance local e nacional, vem reforçar a progressiva participação cívica dos jovens Vila-realenses, garantindo-lhes igualdade de oportunidades não só a nível nacional como também a nível europeu.
Mais informações: http://www.cm-vilareal.pt/index.php/noticias/item/1086-municipio-de-vila-real-aderiu-a-rede-eurodesk-portugal
MUNICÍPIO DE VILA REAL APRESENTOU PROJETO “VILA REAL AOS NOSSOS PÉS”
20 setembro 2019, 2:32 pm
"Vila Real aos Nossos Pés" é um projeto do Município de Vila Real que visa promover as deslocações pedonais, demonstrando as curtas distâncias que separam vários pontos da cidade. A apresentação pública desta iniciativa decorreu no dia 19 de setembro, em plena Semana Europeia da Mobilidade (SEM) que este ano tem como mote “Caminhe Connosco”.
Para além das várias iniciativas que já se realizaram no âmbito desta SEM o Município entendeu ser importante passar a mensagem de que caminhar pode ser também andar a pé nas várias deslocações que se fazem dentro da cidade. “Da Estação ao Centro Histórico são apenas oito minutos a pé”, exemplificou o Adriano Sousa, Vereador do Pelouro da Mobilidade.
No âmbito deste projeto serão instalados, em vários pontos da cidade, mais 11 totens iguais àquele que foi hoje apresentado na Praça do Município, marcando o início de um projeto mais amplo que visa sensibilizar os cidadãos para a importância e a necessidade de se andar a pé. Os totens informativos apresentam uma planta da cidade identificando os diferentes percursos pedonais que podem ser seguidos para se chegar de uma forma rápida e ambientalmente sustentável ao local pretendido.
Trata-se de um projeto que pretende, de uma forma simples e descomplicada, fazer passar a mensagem de que é imperioso que se caminhe no sentido da sustentabilidade, e de que pequenas alterações nas rotinas diárias de cada cidadão terão, no médio longo prazo, um impacto significativo na redução das emissões carbónicas e, por consequência, na melhoria da qualidade de vida das futuras gerações.
PELA SUA SAÚDE, PELO AMBIENTE E POR VILA REAL “CAMINHE CONNOSCO”.
WORKSHOP DE DESENHO DE NATUREZA EM SCRATCHBOARD PRETO
20 setembro 2019, 2:35 pm
Nos dias 28 e 29 de setembro, enquadrado no Festival Internacional de Imagem e Natureza 2019, irá decorrer, no Centro de Ciência de Vila Real, um workshop de desenho de natureza conduzido por Maria Romão Ferreira, com duração de catorze horas.
Maria Romão Ferreira é licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, mestre em ensino de Artes Visuais pela Universidade de Coimbra. Fez o Curso de formação em Ilustração Científica na Universidade de Aveiro, onde é aluna do programa Doutoral em Biologia na especialização em Comunicação, Divulgação de Ciência e Ilustração Biológica. Colaborou em projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Ilustração Científica da Universidade de Aveiro. É ilustradora e professora de Artes Visuais. Lecionou os Cursos Livres de Ilustração e Técnicas de Pintura na Escola Superior de Educação de Coimbra e os Cursos Livres de Desenho da Natureza no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, abordando técnicas tradicionais e digitais. Juntamente com os seus alunos é autora da Fanzine ARAKA. É membro do Júri do Concurso de Desenho da Biodiversidade do Município de Vila Real.
O workshop abordará a técnica de Scratchboard Preto. Scratchboard é uma técnica de raspagem com bisturi sobre uma placa de gesso cartonado onde é elaborado um desenho detalhado sobre a placa, de uma espécie botânica ou zoológica, com recurso a fotos como referência, para garantir uma reprodução realista.
A inscrição no workshop é gratuita mas obrigatória e limitada a 12 participantes a partir dos catorze anos.
Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição em www.fiin.pt até ao dia 26 de setembro de 2019
TORNEIOS INTER–FREGUESIAS DE FITO E SUECA 2019
20 setembro 2019, 2:29 pm
O Município de Vila Real levou a efeito, entre os dias 13 e 15 de setembro, os Torneios Inter–Freguesias de Fito e Sueca, dois jogos populares com grande difusão no concelho de Vila Real e que todos os anos proporcionam momentos de convívio e competição saudável, sempre com algumas picardias à mistura, entre jogadores e freguesias participantes.
Nos dias 13 e 14 de setembro, realizou-se o XXII Torneio Inter-Freguesias de Sueca, que reuniu nos Paços do Concelho 44 participantes, de 11 freguesias do concelho de Vila Real. O XXIII Torneio Inter-Freguesias de Fito decorreu no Jardim da Carreira, no dia 15 de setembro, e contou com a participação de 32 jogadores, de 10 freguesias.
Fica o registo da Classificação:
XXII TORNEIO INTER – FREGUESIAS DE SUECA
1º Classificado – União de Freguesias de Mouçós/Lamares – António Fonseca Lopes e Tomás Augusto de O. Teixeira
2º Classificado – União de Freguesias de Pena Quintã e Vila Cova – Hermísio Maio e Alcides Maio,
3º Classificado –– Freguesia de Mondrões – Domingos Martins Mendes e Luís Carlos Ferreira;
4º Classificado –União de Freguesias de Constantim e Valnogueiras – Alberto Moura e Rui Soares;
XXIII TORNEIO INTER – FREGUESIAS DE FITO
1º Classificado – Freguesia de Arroios – José Matos e Jorge Costa;
2º Classificado – Freguesia de Vila Marim - Manuel Teixeira e Carlos Costa;
3º Classificado – Freguesia de Andrães – Fernando Silva e Luís Assunção;
4º Classificado – Freguesia de Mondrões – Adriano Azevedo Tondela e Agostinho Gonçalves Durão;






