União das Freguesias de S. Tomé do Castelo/Justes

Publicado em Freguesias

Presidente: Francisco Alcino Varandas Coutinho (SENTIR)

Morada: Largo da Igreja | 5000 - 731 S. Tomé do Castelo

Telefone/Fax: 259 928 114 - S. Tomé do Castelo | 259 928 187 - Justes

Horário de atendimento: domingo, das 9h00 às 11h30 - S. Tomé do Castelo

sábado, das 17h00 às 19h00 - Justes

São Tomé do Castelo

A Igreja de S. Tomé do Castelo, foi anexa da reitoria do Salvador de Mouçós. Estiveram neste lugar duas irmandades: uma de S. Tomé e outra de Nossa Senhora do Rosário, bem como, duas confrarias, a do Santo Nome de Jesus e a de São Sebastião. No lugar de Águas Santas, a capela de Santa Marinha continha no seu interior uma água que, diziam os mais antigos, era milagrosa.

Lugares: Águas Santas, Fortunho, Leirós, Linhares, São Cosme, São Tomé do Castelo, Vila Meã.

Justes

Em tempos, Justes fez parte da freguesia de Lamares, no entanto, a sua existência como povoação viria a constituir-se na sequência da carta de povoamento outorgada pelo mo0steiro de Pombeiro, em 1 de Agosto de 1222, a Pedro Fernandes e sua mulher, Maria Boa, Pedro Sobrinho e esposa, Maria Eanes, João Pires e esposa. É das paróquias mais recentes da Diocese de Vila Real e o orago é Santa Maria Magdalena. Foi sede de freguesia de 20 de Abril de 1956 até 2013.

Lugares: Justes.