União das Freguesias de Nogueira/Ermida

Publicado em Freguesias

Presidente: Manuel João Musqueira Pombal (PSD)

Morada: 5000 – 391 Nogueira

Horário de atendimento:

Nogueira

Houve em tempos nesta paróquia, de S. Pedro de Nogueira quatro confrarias: a de Nossa Senhora do Rosário, a do Santo Nome de Jesus, a de S. Sebastião e a de S. Pedro. É orago de Nogueira S. Pedro. Tiveram preponderância neste lugar a Casa de Nogueira, dos Vazes da Rua, de onde foi descendente o Dr. Augusto Rua, Reitor do Liceu de Vila Real, Governador Civil, Presidente da Câmara, Administrador do Concelho e Provedor da Misericórdia de Vila Real. Outras Casas influentes foram as dos Vazes Ribeiros que tiveram Carta de Brasão de Armas, dada por D. João VI e a dos Vazes Bravos de Alfolões, também com Brasão de Armas.

Lugares: Alfolões, Comenda, Nogueira, Tanha e Vale do Açor.

Ermida

Viveu na casa dos Penelas, em Povoação, Luiz Pinto Machado, herdeiro de António Teixeira Pinto Machado de Azevedo, Escrivão dos Direitos Reais e do Almoxanfrado da Sereníssima Casa e Estado do Infantado de Vila Real, Senhor da Casa da Rua do Jogo da Bola, em Vila Real, hoje Rua Alexandre Herculano. Diz-se natural deste lugar Lourenço Viegas, o "Espadeiro". Santa Comba é a padroeira de Ermida.

Lugares: Carrazeda, Carvalho, Ermida, Para Pomba, Pai Corrão, Penelas, Povoação, Vale da Ermida.