União das Freguesias de Borbela/Lamas de Ôlo

Publicado em Freguesias

Presidente: José Armando Ribeiro de Sousa (PS)

Morada: Estrada Municipal 313 - Lugar do Eido, nº2179 | 5000 – 063 Borbela VRL

Telefone/Fax: 259 347 623 - Borbela | 259 342 183 - Lamas de Ôlo

Horário de atendimento: segundas, quartas e sextas, das 18h00 às 20h00 - Borbela

terças e quintas, das 19h00 às 20h00 - Lamas de Ôlo

Borbela

A referência mais antiga sobre Borbela, que tem por padroeira Santa Maria Maior, está registada num documento depositado em Braga, datado do ano de 1086. Em 1154, D. Afonso Henriques doou-a ao Monge D. Meneses Peres. As inquisições de 1220, na Terra de Panóias e na Paróquia de Santa Maria de Borbela referem-se à localidade de Borbela, na série de reguengos dos prédios propriedade da coroa. Entre 1205 e 1215, D. Afonso II deu carta de foral a cravelas. E, em 1258, foi também, por D. Afonso III, concedida carta de foral a Ferreiros. Borbela, hoje sede de freguesia, aproveitou, ainda, em 29 de Março de 1520 o foral passado em Évora.

Lugares: Borbela, Ferreiros, Cravelas de Baixo, Cravelas de Cima, Flores, Outeiro, Rebordinho, Prado e Relva.

Lamas de Ôlo

Lamas de Ôlo fez parte do antigo concelho de Ermelo até à extinção deste, em 3 de Dezembro de 1853. Nessa data passou para o concelho de Mondim de Basto até que, em 26 de Setembro de 1895, foi integrada no concelho de Vila Real. A antiga freguesia era um curato anual de apresentação do abade de S. Vicente de Ermelo. Está integrada no Parque Natural do Alvão apresentando muito vincadamente as características da forma de vida das gentes que habitam nas encostas da serra. É seu orago Santiago.

Lugares: Dornelas, Lamas de Ôlo.