União das Freguesias de Adoufe/Vilarinho de Samardã

Publicado em Freguesias

Presidente: Carlos Alberto Pitrez dos Santos (PS)

Morada: Largo de S. Domingos - Gravelos | 5000-026  Adoufe

Telefone: 259 347 625

Horário de atendimento:

Adoufe

Adoufe é apadroada por Santa Maria de Adoufe, tendo sede no povo de Gravelos. Coêdo, recebeu foral de D. Afonso II em 1212 e Gravelos recebeu-o em 1253 da mão de D. Afonso III. Os Pintos de Menezes foram Morgados de Paredes de Adoufe, de quem foi descendente o Dr. Diogo de Carvalho, que foi Ministro e Provedor em Viena e Encarregado de Negócios em Espanha em 1801.

Lugares: Adoufe, Vila Seca, Couto, Testeira, Minhava, Gravelos, Coêdo, Rebordinho, Escariz, Paredes e Borbelinha.

Vilarinho de Samardã

Vilarinho de Samardã está documentada desde 1255. Foi em Vilarinho de Samardã que Camilo Castelo Branco passou dias felizes da sua vida – de 1839 a 1841 – nos tempos em que sua irmã D. Carolina ali casou com o médico Dr. Francisco José de Azevedo. Para além de Camilo, também outras personalidades valorizaram o nome da freguesia como os sobrinhos daquele, António e José Azevedo de Castelo Branco, distintos escritores e políticos, bem como o Padre António de Azevedo, tio destes e mestre de Camilo.

Lugares: Benagouro, Covelo, Samardã, Vilarinho de Samardã.