Município de Vila Real promove ação de fogo controlado

queima controlada alvaoO Município de Vila Real promoveu, junto à aldeia de Lamas d’Olo, umas das muitas ações de fogo controlado programadas, num trabalho preventivo de diminuição de risco de incêndio e, ao mesmo tempo, de renovação de pastagens. Estas operações estender-se-ão por uma área de 100 hectares e juntam-se a muitas outras previstas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, num claro esforço da autarquia para preservar as suas zonas verdes e áreas protegidas.

Segundo o vereador Carlos Silva, esta utilização de fogo frio, mais indicada para dias secos de Inverno por produzir fogo pouco intenso, é a forma mais rápida, mais fácil e mais barata de reduzir a quantidade de combustíveis e assim diminuir o perigo de ignições em alturas de maior risco. Paralelamente, a autarquia, em estreita colaboração com os pastores e com as associações de produção animal, garante a renovação de pastagens em zonas com muito gado de pastoreio livre, respondendo aos pedidos que vão chegando aos serviços municipais.

Orlando Matos, comandante dos Bombeiros da Cruz Branca, assinalou também que, além das vantagens já mencionadas, este tipo de ação permite ainda treinar os elementos da corporação, formando bombeiros como operacionais de queima, existindo neste momento cerca de 30 elementos com esta habilitação.