INAUGURADA ESTRADA QUE LIGA LAMAS DE OLO (VILA REAL) A BARREIRO (MONDIM DE BASTO)

Foi inaugurada, no dia 29 de janeiro, a estrada que liga Lamas de Ôlo (Vila Real), ao Barreiro, (Mondim de Basto).
Depois de um processo longo, que se arrastou por mais de década e meia, a população das aldeias de Lamas de Olo, Barreiro, Fervença, Varzigueto e outras localidades próximas, poderão, finalmente, percorrer os 800 metros que correspondente ao traçado desta via de forma mais rápida e segura, na ligação à capital do distrito.
As providências cautelares interpostas pela Quercus foram a principal causa do impasse, a que autarcas e, até o ex-Presidente da República tentaram por um fim. Em junho do ano passado, a Câmara Municipal de Vila Real e a associação ambientalista Quercus, principal opositora à execução da obra, chegaram a um consenso quanto à sua execução, que ficaria concluída em menos de um ano.
A passagem de milhares de carros por ano em Pleno Parque Natural do Alvão prejudicaria na perspetiva da Quercus, as já ameaçadas alcateias do lobo-ibérico e a população da Borboleta-azul do vale do rio Olo. Este impasse ficou resolvido, com um acordo alcançado entre o Município de Vila Real e a Quercus através do qual as duas entidades chegaram à conclusão que a ponte poderia ser construída mas o seu uso seria exclusivo para moradores, dissuadindo, assim, o uso intensivo daquela via por se situar num parque natural.
O Presidente da Câmara Municipal manifestou a sua satisfação pelo acordo alcançado e pela conclusão da empreitada, referindo que "é a primeira vez no país que se realiza um acordo entre uma câmara e a Quercus a propósito de intervenção num parque natural", pelo que "Sinto-me muito feliz porque resolvemos um problema que estas populações necessitavam há muito tempo que fosse resolvido", acrescentou.