ESTRADA DE LIGAÇÃO ENTRE LAMAS DE ÔLO E BARREIRO VAI FINALMENTE SER CONCLUÍDA APÓS 16 ANOS DE IMPASSE

estradaA Câmara Municipal de Vila Real e a Quercus assinaram um acordo para o avanço da obra a que os ambientalistas se opunham pelos possíveis impactos no Parque Natural do Alvão.
A autarquia vila-realense e a associação ambientalista subscreveram um memorando de entendimento no qual o município se compromete a completar o troço da estrada de ligação entre o Barreiro (Mondim de Basto) e Lamas de Ôlo (Vila Real), no Parque Natural do Alvão (PNA).
Como forma de reduzir o impacto da ligação, esta ficará acessível apenas a moradores. Já em 2001, a Câmara Municipal de Mondim de Basto construiu um quilómetro e meio desta ligação, ficando a cargo da Câmara de Vila Real concluir a obra (1000 metros).
Apesar das divergências, a solução encontrada agora pela Quercus e aceite pela autarquia foi a diminuição do trânsito naquela zona, ficando a estrada acessível apenas aos moradores através de cancelas. Com esta empreitada, os habitantes naqueles dois lugares ficam mais próximos e os residentes no Barreiro reduzem os tempos de deslocação à cidade de Vila Real.
A distância daquela zona à capital de distrito será encurtada em cerca de doze quilómetros, permitindo o acesso mais rápido a, por exemplo, serviços de saúde. Esta é uma das razões porque a população que reivindica há mais de vinte anos uma estrada de ligação a Lamas de Olo que substitua o caminho de terra batida que tem de ser percorrido a pé pelos habitantes (2500 metros ida e volta). A via alternativa para a capital do distrito implica uma deslocação de mais de treze quilómetros.