CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Decorreu no passado dia 10 de outubro, mais um Dia Mundial da Saúde Mental, data à qual o Município de Vila Real se tem associado através da realização do Fórum de Saúde Mental de Vila Real que, este ano, cumpriu a sua 6.ª edição.

No período da manhã, esta iniciativa, que decorreu no auditório do Conservatório Regional de Música, colocou a debate e reflexão temáticas atuais, nomeadamente a utilização problemática da internet, a importância do exercício físico junto da população mais velha e o impacto do burnout. Este momento contou com a presença de cerca de 60 pessoas que tiveram oportunidade de interagir com o moderador e oradores convidados, tornando a sessão bastante dinâmica e participada.

A saúde mental afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos, influenciando o nosso bem-estar emocional, psicológico e social, pelo que “é fundamental continuarmos a promover estes Fóruns, espaços privilegiados para que os vários agentes, que direta e indiretamente estão relacionados com a saúde e a comunidade, se encontrem e reflitam em conjunto sobre as melhores estratégias para a promoção da saúde, neste caso a Saúde Mental”, referiu a Vereadora da Saúde, Mara Minhava.

A parte da tarde foi dedicada aos estudantes do ensino secundário, com a realização de um laboratório de gestão da ansiedade aos testes, no qual participaram alunos das diferentes escolas do concelho. Abordaram-se aspetos teóricos da ansiedade, assim como técnicas que a literatura científica identifica como as mais eficazes e eficientes, quer na organização do estudo, quer na gestão das emoções. Também aqui o público foi participativo.